FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Resumen

O presente estudo procura tecer reflexões sobre a formação de professores que lecionam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos em escolas inseridas em prisões. O atendimento educacional exige um processo de reconfiguração docente para atendimento às pessoas privadas de liberdade, considerando que a proposta da educação no cárcere visa à recuperação e à reintegração social do indivíduo. A partir da análise de entrevistas narrativas, evidencia-se que o processo formativo é considerado insuficiente e frágil diante dos desafios que os educadores vivenciam em seu cotidiano. Faz-se necessário, portanto, uma formação que atenda às especificidades do contexto prisional, pautada pelos princípios da educação popular, dos direitos humanos, da autonomia intelectual do professor e de uma concepção amparada pelas dimensões técnica, estética, política e ética da docência.

Biografía del autor/a

Gesilane de Oliveira Maciel José, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/Docente

Pedagoga e Doutora em Educação pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS, membro do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPFOPE e membro do Observatório da Violência e Sistema Prisional. 

Yoshie Ussami Ferrari Leite, FCT / Unesp / Campus de Presidente Prudente / Livre-docente

Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. É líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPFOPE. 

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Publicado
2021-07-22