A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DO PARFOR UFPA

Resumen

Este texto traz como tema a formação de professores em Educação Física por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), tendo como objeto de análise o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal/PA. O estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aporte teórico o materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram que o PPC foi formulado para atender à demanda de formação profissional, a fim de que o professor de Educação Física esteja apto ao enfrentamento de situações diversas na educação básica. Entretanto, a proposta analisada pode ter implicações para a qualidade do ensino na área da Educação Física, haja vista que a teoria que o sustenta não emana da prática, como possiblidade de construção dialética.

Biografía del autor/a

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. 

Brenic Aluan Pinheiro , Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia. 

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação na Amazônia. Professor externo da Universidade Federal do Pará.  

Citas

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Publicado
2021-07-22