A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DO PARFOR UFPA
Resumen
Este texto traz como tema a formação de professores em Educação Física por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), tendo como objeto de análise o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal/PA. O estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aporte teórico o materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram que o PPC foi formulado para atender à demanda de formação profissional, a fim de que o professor de Educação Física esteja apto ao enfrentamento de situações diversas na educação básica. Entretanto, a proposta analisada pode ter implicações para a qualidade do ensino na área da Educação Física, haja vista que a teoria que o sustenta não emana da prática, como possiblidade de construção dialética.
Citas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988.
BRASIL. Plano Nacional de extensão universitária. Brasília, 2001.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2009a]. Disponível em: < inyurl.com/p2ru3k3>. Acesso em: 14 dez. 2020.
BRASIL. Ministro apresenta dados do Plano Nacional de formação de professores. Ministério da Educação, [on-line], 15 out. 2009b. Disponível em:
BRASIL. Parecer n° 255/2012. Reexame do Parecer CNE/CES n o 400/2005, que trata de consulta sobre a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física ao curso de Educação Física (licenciatura), tendo em vista a Resolução CONFEF nº 94/2005. Brasília: Conselho Nacional de Educação, [2012]. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília: Presidência da República, [2016]. Disponível em:
BRASIL. Portaria nº 82, de 17 de abril de 2017. Aprova o Regulamento do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, [2017]. Disponível em:
BRASIL. Considerações sobre a nomenclatura “Magistério nível-médio” na LDB e MEC. Controladoria-Geral da União, [on-line], [20--]. Disponível em:
BRASIL. Parfor [Tag]. Ministério da Educação, [on-line], [20--]. Disponível em:
BRASIL. Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor presencial - Manual operativo. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, [on-line], [20--]. Disponível em:
BRASIL. Diretoria de formação de professores da educação básica - DEB. Relatório de gestão 2009 – 2012 da Capes. s/l. 2012. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/RelatorioFinal-2012-DEB.pdf. Acesso em 29 nov. 2021.
BRASIL. Professor sem graduação pode sem inscrever em licenciaturas. Ministério da Educação. Disponível em:
ESCOBAR, M. O. e TAFFAREL, C. N. Z. A cultura corporal. In HERMIDA, Jorge Fernando (org.). Educação Física: conhecimento e saber escolar. João Pessoa: EDUFPB, 2009, p. 173-180.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2001.
FORMAÇÃO. In: DICIONÁRIO de Português. [on-line], [20--]. Disponível em:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP, 2017. p. 17-34.
GARCÊS, Solange Beatriz Billig. Por que estudar Sociologia nos cursos de formação em Educação Física? Revista BioMotriz, Cruz Alta, v. 6. n. 1, p. 102-107, 2012.
MARX, Karl e ENGLS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução Luis Claudio de Castro Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos – filosóficos. Tradução Jesus Ranicri: Editora Boitempo, São Paulo, 2004.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método em Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SANTOS, J. H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 7, n. 1, p.23-28 jan. – jun. 2016.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de professores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 71-89.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Formação de professores e a prática docente: os desafios contemporâneos. In: PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: Editora UNESP, 2011. p. 3-14.
SOARES, Marisa; SEVERINO. Antônio Joaquim, A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 2, p. 372-390, jul. 2018.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUZA, Rafael de Freitas; OLIVEIRA Tiago Fávero. A doxa e o logos na educação: o avanço do irracionalismo. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP, 2017. p. 121-131.
TAFFAREL; C. ESCOBAR, M. O. Metodologia Esportiva e Psicomotricidade. Recife: Gráfica, 1987.
TAFFAREL C. N. Z., Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. [Homepage]. Universidade Federal do Pará - UFPA; Campus Castanhal, [on-line], [20--]. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Resolução n. 4.662, de 28 de abril de 2015. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física, adaptado para o PARFOR, de interesse do Campus Universitário de Castanhal. Belém: Consepe, 2015a. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física PARFOR/UFPA. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, [on-line], 2015b. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).