A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DO PARFOR UFPA
Abstract
Este texto traz como tema a formação de professores em Educação Física por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), tendo como objeto de análise o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal/PA. O estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aporte teórico o materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram que o PPC foi formulado para atender à demanda de formação profissional, a fim de que o professor de Educação Física esteja apto ao enfrentamento de situações diversas na educação básica. Entretanto, a proposta analisada pode ter implicações para a qualidade do ensino na área da Educação Física, haja vista que a teoria que o sustenta não emana da prática, como possiblidade de construção dialética.
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988.
BRASIL. Plano Nacional de extensão universitária. Brasília, 2001.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2009a]. Disponível em: < inyurl.com/p2ru3k3>. Acesso em: 14 dez. 2020.
BRASIL. Ministro apresenta dados do Plano Nacional de formação de professores. Ministério da Educação, [on-line], 15 out. 2009b. Disponível em:
BRASIL. Parecer n° 255/2012. Reexame do Parecer CNE/CES n o 400/2005, que trata de consulta sobre a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física ao curso de Educação Física (licenciatura), tendo em vista a Resolução CONFEF nº 94/2005. Brasília: Conselho Nacional de Educação, [2012]. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília: Presidência da República, [2016]. Disponível em:
BRASIL. Portaria nº 82, de 17 de abril de 2017. Aprova o Regulamento do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, [2017]. Disponível em:
BRASIL. Considerações sobre a nomenclatura “Magistério nível-médio” na LDB e MEC. Controladoria-Geral da União, [on-line], [20--]. Disponível em:
BRASIL. Parfor [Tag]. Ministério da Educação, [on-line], [20--]. Disponível em:
BRASIL. Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor presencial - Manual operativo. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, [on-line], [20--]. Disponível em:
BRASIL. Diretoria de formação de professores da educação básica - DEB. Relatório de gestão 2009 – 2012 da Capes. s/l. 2012. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/RelatorioFinal-2012-DEB.pdf. Acesso em 29 nov. 2021.
BRASIL. Professor sem graduação pode sem inscrever em licenciaturas. Ministério da Educação. Disponível em:
ESCOBAR, M. O. e TAFFAREL, C. N. Z. A cultura corporal. In HERMIDA, Jorge Fernando (org.). Educação Física: conhecimento e saber escolar. João Pessoa: EDUFPB, 2009, p. 173-180.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2001.
FORMAÇÃO. In: DICIONÁRIO de Português. [on-line], [20--]. Disponível em:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP, 2017. p. 17-34.
GARCÊS, Solange Beatriz Billig. Por que estudar Sociologia nos cursos de formação em Educação Física? Revista BioMotriz, Cruz Alta, v. 6. n. 1, p. 102-107, 2012.
MARX, Karl e ENGLS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução Luis Claudio de Castro Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos – filosóficos. Tradução Jesus Ranicri: Editora Boitempo, São Paulo, 2004.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método em Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SANTOS, J. H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 7, n. 1, p.23-28 jan. – jun. 2016.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de professores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 71-89.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Formação de professores e a prática docente: os desafios contemporâneos. In: PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: Editora UNESP, 2011. p. 3-14.
SOARES, Marisa; SEVERINO. Antônio Joaquim, A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 2, p. 372-390, jul. 2018.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUZA, Rafael de Freitas; OLIVEIRA Tiago Fávero. A doxa e o logos na educação: o avanço do irracionalismo. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP, 2017. p. 121-131.
TAFFAREL; C. ESCOBAR, M. O. Metodologia Esportiva e Psicomotricidade. Recife: Gráfica, 1987.
TAFFAREL C. N. Z., Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. [Homepage]. Universidade Federal do Pará - UFPA; Campus Castanhal, [on-line], [20--]. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Resolução n. 4.662, de 28 de abril de 2015. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física, adaptado para o PARFOR, de interesse do Campus Universitário de Castanhal. Belém: Consepe, 2015a. Disponível em:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física PARFOR/UFPA. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, [on-line], 2015b. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).