A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO DO PARFOR UFPA

Abstract

Este texto traz como tema a formação de professores em Educação Física por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), tendo como objeto de análise o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal/PA. O estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aporte teórico o materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram que o PPC foi formulado para atender à demanda de formação profissional, a fim de que o professor de Educação Física esteja apto ao enfrentamento de situações diversas na educação básica. Entretanto, a proposta analisada pode ter implicações para a qualidade do ensino na área da Educação Física, haja vista que a teoria que o sustenta não emana da prática, como possiblidade de construção dialética.

Author Biographies

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. 

Brenic Aluan Pinheiro , Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia. 

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação na Amazônia. Professor externo da Universidade Federal do Pará.  

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Published
2021-07-22