A POLÍTICA PAULISTA DE EXPANSÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: A VOZ DOS CONDUTORES DO CURRÍCULO NA FATEC RIO PRETO
Resumen
Sintetiza-se discussões de um doutoramento que estudou a expansão da educação superior tecnológica em São Paulo, promovida pelo governo estadual, com o aumento de unidades de Faculdades de Tecnologias do Centro Paula Souza. A discussão teórica do currículo em disputa, teve por base Sacristán, e a discussão sobre conhecimentos poderosos de Young. Descreve pesquisa de campo realizada na Fatec em São José do Rio Preto-São Paulo e seus resultados, ainda que circunscrito a especificidades da unidade, buscou ouvir os professores por serem principais atores do currículo e ressoam tensões vividas por todos os professores que vivenciaram essa expansão.
Citas
BATISTA, Sueli Soares dos Santos; FREIRE, Emerson. Dez anos de Fatec Jundiaí (2002-2012) no contexto de expansão das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza (2001-2012). Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura, v. 10, n. 2, 2012.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em:
______. Catálogo dos Cursos Superiores de Tecnologia. MEC. 2016. Disponível em:
______. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Revogado pelo Decreto nº 5.154, de 2004. Disponível em:
BATISTA, Sueli Soares dos Santos; FREIRE, Emerson. Dez anos de Fatec Jundiaí (2002-2012) no contexto de expansão das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza (2001-2012). Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura, v. 10, n. 2, 2012.
BORGES, Rafael dos Santos. Expansão da educação tecnológica em São Paulo entre 2004 e 2018: como pensam os professores. 2019. 222 f. (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em : < https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22630 > acesso em 19 de julho de 2020.
CEETPS. Reestruturação curricular: adequação ao Catálogo Nacional de Cursos. Fatec-SP. São Paulo, 2007.
______. Regimento do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS, 13/09/2012. Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Conselho Deliberativo.
______. Deliberação Ceeteps 31, de 27-09-2016. Diário Oficial, São Paulo, 126 (185) – 35, 30/09/2016. Disponível em:
CPS/CESU. Instrução Normativa Cesu-3, DE 28-5-2018. D.O.E. Poder Executivo. Seção I, São Paulo, 128 (99) – 53, 30/05/2018. Disponível em:
CENTRO PAULA SOUZA. Disponível em
CHAUÍ, Marilena de Souza. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1997.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
CROCHIK, José Leon et al. Relações entre preconceito, ideologia e atitudes frente à educação inclusiva. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 26, n. 2, p. 123-132, 2009.
FIALA, Diane Andreia de Souza; ITU, Fatec. Estudo de dois ciclos da política de expansão da educação tecnológica no Estado de São Paulo via Fatecs (2001-2007). X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo, 6-8 de outubro de 2015. ISSN: 2175-1897 Disponível em:
SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, A.I. Pérez. Compreender e transformar o ensino-4. Artmed, 2000.
SACRISTÁN, J. Gimeno; Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo: Penso, 2013.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o Cavalo de Troia da Educação. Penso Editora, 2013.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. vol.12, n. 34, jan./abr. Rio de Janeiro, 2007.
SCHWARTZMAN, Simon. O Centro Paula Souza e a educação profissional no Brasil. In: CASTRO, Maria Helena de Guimarães; NEGRI, Barjas; TORRES, Haroldo da Gama (orgs.) A Educação Básica no Estado de São Paulo: avanços e desafios. FDE. São Paulo. 2014. Disponível em:
YOUNG, M.F.D. O currículo do futuro: da “nova sociologia da educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas: Papirus, 2000.
______. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v. 16 n. 48, set./dez. 2011.
______. A superação da crise em Estudos Curriculares: uma abordagem baseada no conhecimento. In: FAVACHO, A.M.P.; PACHECO, J.A.; SALES, S.R. (org.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba, PR: CRV, 2013. pp. 11-27.
______. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190-202, mar. 2014.
______. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI?. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 46, N. 159, p. 18-37, mar. 2016. Disponível em:
VENDRAMETO, Maria Cristina. A racionalidade tecnológica como determinante da relação entre a educação e o trabalho presente nos cursos de tecnologia do Centro Paula Souza. 2017. 244 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).