A POLÍTICA PAULISTA DE EXPANSÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: A VOZ DOS CONDUTORES DO CURRÍCULO NA FATEC RIO PRETO
Abstract
Sintetiza-se discussões de um doutoramento que estudou a expansão da educação superior tecnológica em São Paulo, promovida pelo governo estadual, com o aumento de unidades de Faculdades de Tecnologias do Centro Paula Souza. A discussão teórica do currículo em disputa, teve por base Sacristán, e a discussão sobre conhecimentos poderosos de Young. Descreve pesquisa de campo realizada na Fatec em São José do Rio Preto-São Paulo e seus resultados, ainda que circunscrito a especificidades da unidade, buscou ouvir os professores por serem principais atores do currículo e ressoam tensões vividas por todos os professores que vivenciaram essa expansão.
References
BATISTA, Sueli Soares dos Santos; FREIRE, Emerson. Dez anos de Fatec Jundiaí (2002-2012) no contexto de expansão das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza (2001-2012). Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura, v. 10, n. 2, 2012.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em:
______. Catálogo dos Cursos Superiores de Tecnologia. MEC. 2016. Disponível em:
______. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Revogado pelo Decreto nº 5.154, de 2004. Disponível em:
BATISTA, Sueli Soares dos Santos; FREIRE, Emerson. Dez anos de Fatec Jundiaí (2002-2012) no contexto de expansão das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza (2001-2012). Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura, v. 10, n. 2, 2012.
BORGES, Rafael dos Santos. Expansão da educação tecnológica em São Paulo entre 2004 e 2018: como pensam os professores. 2019. 222 f. (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em : < https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22630 > acesso em 19 de julho de 2020.
CEETPS. Reestruturação curricular: adequação ao Catálogo Nacional de Cursos. Fatec-SP. São Paulo, 2007.
______. Regimento do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS, 13/09/2012. Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Conselho Deliberativo.
______. Deliberação Ceeteps 31, de 27-09-2016. Diário Oficial, São Paulo, 126 (185) – 35, 30/09/2016. Disponível em:
CPS/CESU. Instrução Normativa Cesu-3, DE 28-5-2018. D.O.E. Poder Executivo. Seção I, São Paulo, 128 (99) – 53, 30/05/2018. Disponível em:
CENTRO PAULA SOUZA. Disponível em
CHAUÍ, Marilena de Souza. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1997.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
CROCHIK, José Leon et al. Relações entre preconceito, ideologia e atitudes frente à educação inclusiva. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 26, n. 2, p. 123-132, 2009.
FIALA, Diane Andreia de Souza; ITU, Fatec. Estudo de dois ciclos da política de expansão da educação tecnológica no Estado de São Paulo via Fatecs (2001-2007). X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo, 6-8 de outubro de 2015. ISSN: 2175-1897 Disponível em:
SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, A.I. Pérez. Compreender e transformar o ensino-4. Artmed, 2000.
SACRISTÁN, J. Gimeno; Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo: Penso, 2013.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o Cavalo de Troia da Educação. Penso Editora, 2013.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. vol.12, n. 34, jan./abr. Rio de Janeiro, 2007.
SCHWARTZMAN, Simon. O Centro Paula Souza e a educação profissional no Brasil. In: CASTRO, Maria Helena de Guimarães; NEGRI, Barjas; TORRES, Haroldo da Gama (orgs.) A Educação Básica no Estado de São Paulo: avanços e desafios. FDE. São Paulo. 2014. Disponível em:
YOUNG, M.F.D. O currículo do futuro: da “nova sociologia da educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas: Papirus, 2000.
______. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v. 16 n. 48, set./dez. 2011.
______. A superação da crise em Estudos Curriculares: uma abordagem baseada no conhecimento. In: FAVACHO, A.M.P.; PACHECO, J.A.; SALES, S.R. (org.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba, PR: CRV, 2013. pp. 11-27.
______. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190-202, mar. 2014.
______. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI?. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 46, N. 159, p. 18-37, mar. 2016. Disponível em:
VENDRAMETO, Maria Cristina. A racionalidade tecnológica como determinante da relação entre a educação e o trabalho presente nos cursos de tecnologia do Centro Paula Souza. 2017. 244 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).