METODOLOGIAS DE ENSINO BASEADAS EM APRENDIZAGEM PERCEPTIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumen
A aprendizagem perceptiva (AP) é a capacidade que a percepção humana possui de se adaptar de acordo com a experiência. Baseado nesses aspectos teóricos, têm sido desenvolvidas nas últimas décadas metodologias de ensino baseadas em AP. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura, buscando identificar a eficiência de metodologias educacionais baseadas em AP. Para tanto, foi realizada uma pesquisa sistemática sobre o tema nas bases de dados internacionais; no período de janeiro de 1990 a agosto de 2015. Dentre os estudos selecionados todos apresentaram sucesso no objetivo de ensinar algo ao sujeito experimental por meio de AP. A maior parte dos trabalhos se preocuparam em avaliar a aprendizagem em meios diferentes dos quais os conteúdos foram aprendidos (8/12), porém apenas uma parcela (5/12) avaliou a aprendizagem em tempo superior a um dia.
Citas
ADOLPH, K. E.; KRETCH, K. S. Gibson’s Theory of Perceptual Learning. In: International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. [S. l.: s. n.]. p. 127–134. E-book. Disponível em: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-097086-8.23096-1. Acesso em: 24.nov.2015
AGUS, T. R.; CARRIÓN-CASTILLO, A.; PRESSNITZER, D.; RAMUS, F. Perceptual learning of acoustic noise by individuals with dyslexia. Journal of speech, language, and hearing research : JSLHR, v. 57, n. 3, p. 1069–77, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1044/1092-4388(2013/13-0020) Acesso em: 26.nov.2015
BAKER, R.; DEXTER, M. ; HARDWICKE, T. ; GOLDSTONE, A. ; KOURTZI, Z.; DEXTER, M.; HARDWICKE, T. E.; GOLDSTONE, A. Learning to predict : exposure to temporal sequences facilitates prediction of future events Learning to predict: Exposure to temporal sequences facilitates prediction of future events. Vision Research, v. 9910, n. 10, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.visres.2013.10.017. Acesso em: 22.nov.2015
BENJAMIN, A. S.; BJORK, R. A.; SCHWARTZ, B. L. The mismeasure of memory: when retrieval fluency is misleading as a metamnemonic index. Journal of experimental psychology. General, v. 127, n. 1, p. 55–68, 1998. Disponível em: https://doi.org/1997-39050-004. Acesso em: 26.nov.2015.
BUFFORD, C. A.; METTLER, E.; GELLER, E. H.; KELLMAN, P. J. The Psychophysics of Algebra Expertise : Mathematics Perceptual Learning Interventions Produce Durable Encoding Changes. In: (& B. S. P. Bellow, M. Guarini, M. McShane, Org.)2014, Austin. Proceedings of the 36th Annual Conference of the Cognitive Science Society. Austin: Cognitive Science Society, 2014. p. 272–277. Acesso em: 22.nov.2015
CAREY, B. Como aprendermos: a surpreendente verdade sobre quando, como e por que o aprendizado acontece. 1. ed ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
CHASE, W. G.; SIMON, H. a. Perception in chess. Cognitive Psychology, v. 4, n. 1, p. 55–81, 1973. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0010-0285(73)90004-2 Acesso em: 22.nov.2015
CIAVARRO, M.; AMBROSINI, E.; TOSONI, A.; COMMITTERI, G.; FATTORI, P.; GALLETTI, C. Does Perceptual Learning Require Consciousness or Attention? Journal of Cognitive Neuroscience, p. 1–10, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1162/jocn. Acesso em: 08.out.2015
CIOFFI, J. M. Perceptual learning and the development of expertise: A discussion paper. Nurse Education Today, v. 33, n. 2, p. 83–86, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2012.08.002. Acesso em: 08.out.2015
COHEN, Y.; DAIKHIN, L.; AHISSAR, M. Perceptual Learning Is Specific to the Trained Structure of Information. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 25, n. 12, p. 2047–2060, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1162/jocn. Acesso em: 09.out.2015
EVERED, A.; WALKER, D.; WATT, A. A.; PERHAM, N. To what extent does nonanalytic reasoning contribute to visual learning in cytopathology? Cancer Cytopathology, v. 121, n. 6, p. 329–338, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1002/cncy.21263. Acesso em: 08.out.2015
EVERED, A.; WALKER, D.; WATT, A. A.; PERHAM, N. Untutored discrimination training on paired cell images influences visual learning in cytopathology. Cancer Cytopathology, v. 122, n. 3, p. 200–210, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1002/cncy.21370. Acesso em: 09.out.2015
FAHLE, M. Perceptual learning: Specificity versus generalization. [S. l.: s. n.] Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.conb.2005.03.010. Acesso em: 22.nov.2015
FINE, I.; JACOBS, R. a. Comparing perceptual learning tasks: a review. Journal of vision, v. 2, n. 2, p. 190–203, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1167/2.2.5. Acesso em: 22.nov.2015
GILBERT, C. D.; LI, W. Adult Visual Cortical Plasticity. [S. l.: s. n.] Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.neuron.2012.06.030. Acesso em: 23.nov.2015
GILBERT, C.; SIGMAN, M.; CRIST, R. The neural basis of perceptual learning. Neuron, v. 31, p. 681–697, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0896-6273(01)00424-X. Acesso em: 22.nov.2015
GOLD, J. I.; WATANABE, T. Perceptual learning. [S. l.: s. n.] Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cub.2009.10.066. Acesso em: 21.nov.2015
GOLDSTONE, R. L. Perceptual learning. Annual review of psychology, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.49.1.585. Acesso em: 22.nov.2015.
GUERLAIN, S.; GREEN, K. B.; LAFOLLETTE, M.; MERSCH, T. C.; MITCHELL, B. A.; POOLE, G. R.; CALLAND, J. F.; LV, J.; CHEKAN, E. G. Improving Surgical Pattern Recognition Through Repetitive Viewing of Video Clips. IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics - Part A: Systems and Humans, v. 34, n. 6, p. 699–707, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1109/TSMCA.2004.836793. Acesso em: 09.out.2015
JAMES, W. Habit. In: The Principles of Psychology. [S. l.: s. n.]. E-book. Disponível em: http://psychclassics.yorku.ca/James/Principles/prin4.htm. Acesso em: 20.nov.2015
KAPLER, I. V; WESTON, T.; WISEHEART, M. Spacing in a simulated undergraduate classroom: Long-term benefits for factual and higher-level learning. Learning and Instruction, v. 36, p. 38–45, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2014.11.001. Acesso em: 09.out.2015
KARMARKAR, U. R.; DAN, Y. Experience-Dependent Plasticity in Adult Visual Cortex. [S. l.: s. n.] Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.neuron.2006.11.001 Acesso em: 10.out.2015
KELLMAN, P. J. Adaptive and perceptual learning technologies in medical education and training. Military medicine, v. 178, n. 10 Suppl, p. 98–106, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.7205/MILMED-D-13-00218. Acesso em: 09.out.2015
KELLMAN, P. J.; KAISER, M. K. Perceptual Learning Modules in Flight Training. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting, v. 38, n. 18, p. 1183–1187, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1177/154193129403801808. Acesso em: 24.nov.2015
KELLMAN, P. J.; MASSEY, C. M. Perceptual Learning, Cognition, and Expertise. Psychology of Learning and Motivation - Advances in Research and Theory, v. 58, p. 117–165, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-407237-4.00004-9. Acesso em: 24.nov.2015
KELLMAN, P. J.; MASSEY, C. M.; SON, J. Y. Perceptual learning modules in mathematics: Enhancing students’ pattern recognition, structure extraction, and fluency. Topics in Cognitive Science, v. 2, n. 2, p. 285–305, 2010 a. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1756-8765.2009.01053.x. Acesso em: 25.nov.2015
KELLMAN, P. J.; MASSEY, C. M.; SON, J. Y. Perceptual Learning Modules in Mathematics: Enhancing Students’ Pattern Recognition, Structure Extraction, and Fluency. Topics in Cognitive Science, v. 2, n. 2, p. 285–305, 2010 b. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1756-8765.2009.01053.x. Acesso em: 20.nov.2015
KELLMAN, P. J.; MASSEY, C.; ROTH, Z.; BURKE, T.; ZUCKER, J.; SAWA, A.; AGUERO, K. E.; WISE, J. A. Perceptual learning and the technology of expertise
Studies in fraction learning and algebra. Pragmatics & Cognition, v. 16, n. 2, p. 356–405, 2008 a. Disponível em: https://doi.org/10.1075/p&c.16.2.07kel. Acesso em: 08.nov.2015
KELLMAN, P.; MASSEY, C.; ROTH, Z.; BURKE, T.; ZUCKER, J.; SAWA, A.; AGUERO, K. E.; WISE, J. A. Perceptual learning and the technology of expertise Studies in fraction learning and algebra. [S. l.: s. n.] Disponível em: https://doi.org/10.1075/p&c.16.2.07kel. Acesso em: 25.nov.2015
KRASNE, S.; HILLMAN, J. D.; KELLMAN, P. J.; DRAKE, T. A. Applying perceptual and adaptive learning techniques for teaching introductory histopathology. Journal of pathology informatics, v. 4, p. 34, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.4103/2153-3539.123991. Acesso em: 13.nov.2015
LIU, J.; LU, Z. L.; DOSHER, B. A. Mixed training at high and low accuracy levels leads to perceptual learning without feedback. Vision Research, v. 61, p. 15–24, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.visres.2011.12.002. Acesso em: 30.out.2015
LONG, D. M. Competency-based training in neurosurgery: the next revolution in medical education. Surgical Neurology, v. 61, n. 1, p. 5–14, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.surneu.2003.08.019. Acesso em: 30.out.2015
LU, Z.-L.; HUA, T.; HUANG, C.-B.; ZHOU, Y.; DOSHER, B. A. Visual perceptual learning. Neurobiology of learning and memory, v. 95, n. 2, p. 145–151, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nlm.2010.09.010. Acesso em: 30.out.2015
METTLER, E.; KELLMAN, P. J. Adaptive response-time-based category sequencing in perceptual learning. Vision Research, v. 99, p. 111–123, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.visres.2013.12.009. Acesso em: 22.nov.2015
MILLER, G. a. The magical number seven, plus or minus two: some limits on our capacity for processing information. 1956. Psychological review, v. 101, n. 2, p. 343–352, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1037/h0043158. Acesso em: 22.nov.2015
NOTMAN, L. A.; SOWDEN, P. T.; OZGEN, E. The nature of learned categorical perception effects: a psychophysical approach. Cognition, v. 95, n. 2, p. B1-14, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cognition.2004.07.002. Acesso em: 26.nov.2015.
PETROV, A. a.; DOSHER, B. A.; LU, Z. L. Perceptual learning without feedback in non-stationary contexts: Data and model. Vision Research, v. 46, n. 19, p. 3177–3197, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.visres.2006.03.022. Acesso em: 21.set.2015
PYC, M. A.; RAWSON, K. A. Testing the retrieval effort hypothesis: Does greater difficulty correctly recalling information lead to higher levels of memory? Journal of Memory and Language, v. 60, n. 4, p. 437–447, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jml.2009.01.004. Acesso em: 21.set.2015.
QUINTILIANO, L. C.; BRITO, M. R. F. Conhecimento Declarativo E Conhecimento De Procedimento Como Componentes Fundamentais Para A Solução De Problemas Algébricos. 2005. - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/ix_enem/Comunicacao_Cientifica/Trabalhos/CC26286839895T.rtf. Acesso em: 20.abr.2021
RAU, M. A.; MICHAELIS, J. E.; FAY, N. Connection making between multiple graphical representations: A multi-methods approach for domain-specific grounding of an intelligent tutoring system for chemistry. Computers & Education, v. 82, p. 460–485, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.12.009. Acesso em: 22.set.2015
RIMOIN, L.; ALTIERI, L.; CRAFT, N.; KRASNE, S.; KELLMAN, P. J. Training pattern recognition of skin lesion morphology, configuration, and distribution. Journal of the American Academy of Dermatology, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jaad.2014.11.016. Acesso em: 21.out.2015
SEITZ, A. R.; WATANABE, T. The phenomenon of task-irrelevant perceptual learning. Vision Research, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.visres.2009.08.003. Acesso em: 21.set.2015
STERNBERG, R. J.; STERNBERG, K. Cognitive Psychology. 6th. ed. [S. l.]: Cengage Learning, 2012.
THAI, K.-P.; KRASNE, S.; KELLMAN, P. J. Adaptive Perceptual Learning in Electrocardiography: The Synergy of Passive and Active Classification. In: 2015, Los Angeles. Proceedings of the Annual Conference of the Cognitive Science Society. Los Angeles: [s. n.], 2015.
TONETO, M.; MOHR, C.; LOPES, M. H. Das grandes incisões cirúrgicas à colecistectomia laparoscópica: uma reflexão sobre o impacto de novas tecnologias. Scientia Medica, v. 17, n. jan./mar., p. 31–35, 2007.
VIANIN, P. Estratégias de Ajuda a Alunos Com Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
WATANABE, T.; SASAKI, Y. Perceptual learning: Toward a comprehensive theory. Annual review of Psychology, p. 1–54, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010814-015214. Acesso em: 21.set.2015
YANG, T.; MAUNSELL, J. H. R. The Effect of Perceptual Learning on Neuronal Responses in Monkey Visual Area V4. The Journal of Neuroscience neuroscience, v. 24, n. 7, p. 1617–1626, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).