AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ERECHIM/RS

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre os instrumentos avaliativos mais utilizados no contexto da educação infantil em escolas brasileiras, problematizando algumas das possibilidades e desafios implicados em seu uso. Tais reflexões baseiam-se em revisão da literatura científica sobre o tema e em achados obtidos em estudo empírico realizado em oito escolas municipais de Educação Infantil de Erechim/RS. Este estudo de caso, desenvolvido com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa incluiu análise documental dos instrumentos avaliativos presentes nessas escolas, além da aplicação de questionários sobre o tema junto a professoras nelas atuantes. Com base nos dados levantados, foi possível notar que, embora as professoras utilizem diversos meios de avaliação, os pareceres descritivos são o documento efetivamente adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Erechim/RS para demonstrar a avaliação da trajetória escolar da criança. No entanto, os demais instrumentos utilizados servem como um aporte na elaboração do parecer de cada criança. Pode-se concluir que os instrumentos avaliativos elencados e utilizados nas escolas de Educação Infantil do município de Erechim/RS são essenciais para auxiliar o processo de avaliação e na escrita de pareceres, trazendo importantes informações das crianças sobre suas experiências escolares.

Biografía del autor/a

Vânia Oliveira Dal Bosco, Prefeitura de Erechim/RS

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS. Professora de Educação Infantil e Séries Iniciais na rede pública de ensino do município de Erechim/RS. 

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada en Psicología por la Universidad Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), Maestría en Ciencias de la Salud por la Universidad Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), Maestría en Educación por el Centro Federal de Educación Tecnológica de Minas Gerais - CEFET / MG ( 2008) y Doctor en Psicología de la Universidad de São Paulo - USP (2013). Estudiante de posdoctorado en Educación en la USP. Actualmente es profesora adjunta en la Universidad Federal de Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim / RS, donde trabaja desde 2010 con cursos de pregrado en Pedagogía, Filosofía y Ciencias Sociales. También es profesora permanente del Programa de Posgrado Interdisciplinario en Ciencias Humanas de la misma Universidad.

Citas

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Publicado
2021-02-24