AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ERECHIM/RS
Abstract
Este artigo apresenta reflexões sobre os instrumentos avaliativos mais utilizados no contexto da educação infantil em escolas brasileiras, problematizando algumas das possibilidades e desafios implicados em seu uso. Tais reflexões baseiam-se em revisão da literatura científica sobre o tema e em achados obtidos em estudo empírico realizado em oito escolas municipais de Educação Infantil de Erechim/RS. Este estudo de caso, desenvolvido com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa incluiu análise documental dos instrumentos avaliativos presentes nessas escolas, além da aplicação de questionários sobre o tema junto a professoras nelas atuantes. Com base nos dados levantados, foi possível notar que, embora as professoras utilizem diversos meios de avaliação, os pareceres descritivos são o documento efetivamente adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Erechim/RS para demonstrar a avaliação da trajetória escolar da criança. No entanto, os demais instrumentos utilizados servem como um aporte na elaboração do parecer de cada criança. Pode-se concluir que os instrumentos avaliativos elencados e utilizados nas escolas de Educação Infantil do município de Erechim/RS são essenciais para auxiliar o processo de avaliação e na escrita de pareceres, trazendo importantes informações das crianças sobre suas experiências escolares.
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