AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÕES E CONTINUIDADES NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Processos Avaliativos. Registro Docente. Políticas Educacionais. Educação Básica. Pedagogia da Infância.

Resumo

A Educação Infantil brasileira, reconhecida como primeira etapa da Educação Básica, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tem como um de seus princípios a avaliação como registro e acompanhamento do desenvolvimento de bebês, crianças pequenas e professoras/es. Este artigo busca refletir sobre os instrumentos desta avaliação, especialmente, aqueles encaminhados ao Ensino Fundamental e suas relações com os processos de transição entre as etapas. Assim, lança-se mão da reflexão sobre diferentes formas de observação e registro do cotidiano da Eucação Infantil paulistana, na composição da avaliação e da documentação pedagógica que objetivam historicizar e comunicar processos vividos pelas crianças pequenas e professoras/es. O referencial teórico analítico é composto, essencialmente, por documentos, legislações, políticas nacionais e municipais que norteiam as duas etapas. As análises revelam que, no momento de ingresso das crianças no primeiro ano, percursos vividos durante a Educação Infantil podem ser revelados às/aos professoras/es, por meio da escuta, da avaliação e da documentação pedagógica que acompanham as crianças, concebendo os processos de transição como continuidade, abrindo caminhos para articulações, diálogos e integração entre crianças pequenas, grandes, professoras/es, famílias e ao campo da Pedagogia da Infância.

Biografia do Autor

Angélica de Almeida Merli, FEUSP

Doutoranda em Educação, pela Faculdade de Educação da USP, FEUSP e Coord.ª Pedagógica da SME/SP.

Patrícia Dias Prado, FEUSP

Professora Doutora da Faculdade de Educação da USP, FEUSP. Coordª Grupo de Pesquisa e Primeira infância: linguagens e culturas infantis (CNPq).

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Publicado
2021-02-24