ENTRE A AUTONOMIA E A REGULAÇÃO: A AVALIAÇÃO COMO COMPONENTE PARA O CONTROLE DOS CURRÍCULOS E DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Currículo., Docência na Educação Infantil., Autonomia Docente., Avaliação e Regulação.

Resumo

O presente artigo problematiza a avaliação e as políticas para formação docente como mecanismos de alinhamento utilizados pelas políticas neoliberais para constituir uma rede de controle do trabalho de professoras e professores, por meio de dispositivos reguladores do currículo e da docência. Com base em uma metodologia de natureza teórico-bibliográfica e documental, o estudo analisa como a constituição dessa rede de regulação sobre o trabalho docente pode constranger a autonomia de professoras e professores e inculcar um novo perfil docente para a Educação Infantil, bem como para as demais etapas da Educação Básica, mas também pode implicar em resistências por meio do currículo em movimento, do qual os/as autores/as são, em última instância, os/as docentes.

Biografia do Autor

Kênia Kristina Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente – NAPE (UDESC), membro do Grupo de Pesquisa em Currículo – Itinera (UFSC) e professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). 

Alba Regina Battisti de Souza, FAED/UDESC

Professora Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Pedagogia FAED/UDESC. Líder do grupo de pesquisa Líder do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente – NAPE (UDESC). 

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Publicado
2021-02-24