ENTRE A AUTONOMIA E A REGULAÇÃO: A AVALIAÇÃO COMO COMPONENTE PARA O CONTROLE DOS CURRÍCULOS E DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O presente artigo problematiza a avaliação e as políticas para formação docente como mecanismos de alinhamento utilizados pelas políticas neoliberais para constituir uma rede de controle do trabalho de professoras e professores, por meio de dispositivos reguladores do currículo e da docência. Com base em uma metodologia de natureza teórico-bibliográfica e documental, o estudo analisa como a constituição dessa rede de regulação sobre o trabalho docente pode constranger a autonomia de professoras e professores e inculcar um novo perfil docente para a Educação Infantil, bem como para as demais etapas da Educação Básica, mas também pode implicar em resistências por meio do currículo em movimento, do qual os/as autores/as são, em última instância, os/as docentes.
References
BARBOSA, Ivone Garcia; SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins; e SOARES, Marcos Antônio. A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 77-90, 2019.
BRASIL. CAPES. Edital 6/2018. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf
BRASIL. CAPES. Edital 7/2018. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA –PIBID. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-7-2018-PIBID.pdf
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file
CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação. n 6. São Paulo, 1998.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano. IN: Reunião anaul - ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2000. GT06. p.1-16. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/gt_06_06.pdf
FREITAS, Luiz Carlos de Freitas. BNCC: 12 razões para não ser coadjuvante. Avaliação Educacional – Blog do Freitas. Publicado em 05/03/2018. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2018/03/05/dia-d-da-bncc-12-razoes-para-nao-ser-coadjuvante/
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.
LOPES, Alice Casimiro. Apostando na produção contextual do currículo. AGUIAR, Márcia A. S.; DOURADO, Luiz (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.
MARTINS FILHO, Altino José; MARTINS FILHO, Lourival José. Formação de professores e trabalho pedagógico na Educação Infantil: considerações propositivas. In: SOUZA, Alba Regina Battisti de; SARTORI, Ademilde Silveira; NORONHA, Elisiane Cristina de Souza de Freitas (Orgs.). Formação docente e práticas pedagógicas: cenários e trajetórias. Florianópolis: Ed. Da UDESC, 2010.
PACHECO, José Augusto. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.
ROCHA, Nathália Fernandes Egito e PEREIRA, Maria Zuleide da Costa. Base Nacional Comum Curricular: os discursos sobre a docência. Revista Retratos da Escola, Brasília: v. 13, n. 25, p. 203-217, 2019.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SACRISTÁN, J. Gimeno (Org.) Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SHIROMA, Eneida Oto. Implicações da política de profissionalização sobre a gestão e o trabalho docente. Revista Trabalho & Educação, [s.l.], v. 13, n. 2, ago./dez. 2004.
SHIROMA, Eneida Oto. Política de Profissionalização: aprimoramento ou desintelectualização do professor? In: Revista do Mestrado em Educação. Campo Grande, v. 9, n. 17, p. 64-83, 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).