A NATUREZA E A FREQUÊNCIA DE CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Resumen
A escola se apresenta como importante espaço de relações para o sujeito, uma vez que nela ele ingressa ainda bem pequeno e passa boa parte de sua vida estando, necessariamente, exposto à incidência de conflitos de toda sorte, seja em nível de pequenos desentendimentos até diferentes manifestações de violências que, por vezes, desequilibram o ambiente escolar e interferem, de forma negativa, no processo ensino e aprendizagem. Os objetivos dessa pesquisa foram, portanto, descobrir se há diferenças substanciais na incidência de conflitos entre meninos e meninas, reconhecer quais espaços da escola são mais suscetíveis à ocorrência de conflitos, e verificar a frequência do envolvimento dos mesmos alunos/as em conflitos no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, tendo seus dados coletados por análise documental de registros ocorridos entre os alunos/as e entre alunos/as e professores/as, em uma das escolas de tempo integral do município de Palmas, TO. Observa-se que os conflitos que envolvem alunos estão mais relacionados ao descumprimento de regras da escola e à perturbação do ambiente da classe, do que agressões desferidas entre os alunos; e ainda, as questões de conflitos na escola não envolvem, no geral, a maioria dos alunos e sim, uma pequena minoria, aparentemente excluída do processo educativo.
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