A NATUREZA E A FREQUÊNCIA DE CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Palavras-chave: Incidência de conflitos. Mediação de conflitos. Indisciplina na escola.

Resumo

A escola se apresenta como importante espaço de relações para o sujeito, uma vez que nela ele ingressa ainda bem pequeno e passa boa parte de sua vida estando, necessariamente, exposto à incidência de conflitos de toda sorte, seja em nível de pequenos desentendimentos até diferentes manifestações de violências que, por vezes, desequilibram o ambiente escolar e interferem, de forma negativa, no processo ensino e aprendizagem. Os objetivos dessa pesquisa foram, portanto, descobrir se há diferenças substanciais na incidência de conflitos entre meninos e meninas, reconhecer quais espaços da escola são mais suscetíveis à ocorrência de conflitos, e verificar a frequência do envolvimento dos mesmos alunos/as em conflitos no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, tendo seus dados coletados por análise documental de registros ocorridos entre os alunos/as e entre alunos/as e professores/as, em uma das escolas de tempo integral do município de Palmas, TO. Observa-se que os conflitos que envolvem alunos estão mais relacionados ao descumprimento de regras da escola e à perturbação do ambiente da classe, do que agressões desferidas entre os alunos; e ainda, as questões de conflitos na escola não envolvem, no geral, a maioria dos alunos e sim, uma pequena minoria, aparentemente excluída do processo educativo.

Biografia do Autor

Antonia Feitosa de Araújo Lacerda, Unitins

Aluna do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins

Mariany Almeida Montino, Unitins

Professora da Universidade Estadual do Tocantins, Graduada na Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp na área de Formação de Professores, tendo atuado durante 25 anos nos diversos setores da escola pública.

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Publicado
2021-05-03