PROJETO DIDÁTICO DE FANFICTION NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA

Resumen

Este estudo objetiva refletir sobre o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita para o gênero fanfiction, presente no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da elaboração de projeto didático de leitura e escrita para o gênero. Fundamenta-se na concepção interacionista da linguagem, na perspectiva da Linguística Aplicada e nos estudos sobre leitura e escrita, tendo como aporte teórico-metodológico, o projeto didático de leitura e escrita de gênero (LOPES-ROSSI. 2011; 2006; 2002). Foram selecionadas sequencialmente, as habilidades para o gênero; e elaboradas as atividades, seguindo os módulos do projeto: leitura, escrita e circulação do gênero. A proposta elaborada do projeto didático possibilitará ao aluno: (1) conhecer as condições de produção do gênero fanfiction; (2) vivenciar situações significativas de interlocução para: formação e desenvolvimento de leitores críticos; (3) produzir textos sobre o gênero em estudo e; (4) interagir com seus pares por meio da divulgação das produções.

Biografía del autor/a

Rosa Helena Gabriel, Universidade Federal do Tocantins

Especialista em Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologias pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas-Tocantins, Brasil.

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pós-Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Capes). Atua como professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), vinculada aos Programa de Pós-Graduação PPGLetras/Porto Nacional e PPGL/Araguaína.

Citas

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Publicado
2020-11-30