PROJETO DIDÁTICO DE FANFICTION NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA
Abstract
Este estudo objetiva refletir sobre o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita para o gênero fanfiction, presente no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da elaboração de projeto didático de leitura e escrita para o gênero. Fundamenta-se na concepção interacionista da linguagem, na perspectiva da Linguística Aplicada e nos estudos sobre leitura e escrita, tendo como aporte teórico-metodológico, o projeto didático de leitura e escrita de gênero (LOPES-ROSSI. 2011; 2006; 2002). Foram selecionadas sequencialmente, as habilidades para o gênero; e elaboradas as atividades, seguindo os módulos do projeto: leitura, escrita e circulação do gênero. A proposta elaborada do projeto didático possibilitará ao aluno: (1) conhecer as condições de produção do gênero fanfiction; (2) vivenciar situações significativas de interlocução para: formação e desenvolvimento de leitores críticos; (3) produzir textos sobre o gênero em estudo e; (4) interagir com seus pares por meio da divulgação das produções.
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