A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO BRASIL

Resumen

Este estudo teve como objetivo principal, apresentar como se caracteriza o perfil do professor de Ciências e Biologia no Brasil. Para isso, foi preciso investigar documentos relevantes que oficializam a profissão docente dessas disciplinas. Além de uma discussão sobre o processo de construção da identidade do professor, ressaltando as relevâncias das normativas nacionais, frente ao ensino de Ciências da Natureza, especificamente, o que confere a Ciências e Biologia. Em busca de alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa com os objetivos de caráter descritivo, exploratório e de natureza básica. Também se optou pelos procedimentos da pesquisa bibliográfica, justaposta à análise documental. Dentre os resultados, elucidou-se que todas as experiências de conhecimentos eruditos e populares do docente são responsáveis pela reflexão crítica do professor.

Biografía del autor/a

Sebastião do Nascimento Batista, AGES

Licenciado em Ciências Biológicas (UniAGES), Pós graduado em Ensino de Biologia (Instituto Pró Saber). 

ELIEL, UFRB

Licenciado em Ciências Biológicas (UniAGES) e especialista em Docência no Ensino Superior (Instituto Pró Saber). Pós-graduando no Ensino de Ciências da Natureza (UFRB) Docente na Educação Básica em Jeremoabo, BA. 

Ana Karla Araújo Montenegro, UniAGES

Licenciada, Bacharel, Mestra e Doutora em Biologia (UFP); Especialista em ictioplâncton e ictiofauna (UFP); Pós-graduanda em P. Criminal; Docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UniAGES) campus Paripiranga, Bahia, Brasil. 

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Publicado
2021-08-10