A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO BRASIL

Abstract

Este estudo teve como objetivo principal, apresentar como se caracteriza o perfil do professor de Ciências e Biologia no Brasil. Para isso, foi preciso investigar documentos relevantes que oficializam a profissão docente dessas disciplinas. Além de uma discussão sobre o processo de construção da identidade do professor, ressaltando as relevâncias das normativas nacionais, frente ao ensino de Ciências da Natureza, especificamente, o que confere a Ciências e Biologia. Em busca de alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa com os objetivos de caráter descritivo, exploratório e de natureza básica. Também se optou pelos procedimentos da pesquisa bibliográfica, justaposta à análise documental. Dentre os resultados, elucidou-se que todas as experiências de conhecimentos eruditos e populares do docente são responsáveis pela reflexão crítica do professor.

Author Biographies

Sebastião do Nascimento Batista, AGES

Licenciado em Ciências Biológicas (UniAGES), Pós graduado em Ensino de Biologia (Instituto Pró Saber). 

Eliel Souza de Oliveira, UFRB

Licenciado em Ciências Biológicas (UniAGES) e especialista em Docência no Ensino Superior (Instituto Pró Saber). Pós-graduando no Ensino de Ciências da Natureza (UFRB) Docente na Educação Básica em Jeremoabo, BA. 

Ana Karla Araújo Montenegro, UniAGES

Licenciada, Bacharel, Mestra e Doutora em Biologia (UFP); Especialista em ictioplâncton e ictiofauna (UFP); Pós-graduanda em P. Criminal; Docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UniAGES) campus Paripiranga, Bahia, Brasil. 

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Published
2021-08-10