CENÁRIO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID - 19 NO CENTRO-OESTE PAULISTA

Palavras-chave: Educação Física. Educação a Distância. Educação Remota. Ensino Hibrido. Pandemia.

Resumo

Os desafios impostos aos professores de Educação Física, em 2020, com a pandemia de Covid-19, que obrigou todo o país viver um distanciamento social, sem aulas presencias, são a problemática deste artigo. O objetivo é identificar como os professores de Educação Física que atuam no oeste centro-oeste paulista responderam às demandas de atividades remotas no período da pandemia de Covid-19, analisando as estratégias utilizadas e as percepções desses profissionais frente a esse novo contexto. Para a coleta dos dados, foi elaborado, enviado aos professores e analisado um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Para contextualizar a discussão, abordamos: Educação a Distância, Educação Remota e Ensino Hibrido. Algumas hipóteses iniciais foram confirmadas, como, por exemplo, que esse fenômeno causou angústia e apreensão nos professores. Contudo, muitos professores têm esperança e positividade frente à realidade.

Biografia do Autor

Cinthia Magda Fernandes Ariosi, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Professora assistente da Faculdade de Ciência e Tecnologia (Unesp).

Fabricio Augusto Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).  Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus. Professor de Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, no Município de Pirapozinho/SP. Membro do GEPPI - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Primeira Infância (Unesp).

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Publicado
2022-03-03