SENTIDOS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: O DISCURSO PUBLICITÁRIO DA SADIA

Resumen

O artigo pretende analisar discursos publicitários de uma das principais empresas de alimentos do Brasil, a Sadia, com o intuito de melhor compreender o sucesso econômico do setor agro em uma sociedade paradoxalmente mais sensível à causa animal. Com base na Análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procura-se identificar o que é dito nos comerciais da marca e o modo como esses enunciados são formulados. Mais precisamente, será analisada a produção de sentidos relacionados ao comércio de produtos alimentícios e o silenciamento de outros considerados disfóricos pelo setor e apagados do seu discurso. O material de análise compreende quatro publicidades da Sadia, contemplando diversos momentos da história quinquagenária dessa indústria. O material será analisado mediante o estabelecimento de relações entre os enunciados de cada comercial, entre os dos quatro comerciais e entre eles e outros já-ditos do interdiscurso, focalizando os recursos linguísticos e imagéticos utilizados na composição dos vídeos. As análises revelam a produção de sentidos culinários e econômicos, além do apagamento do caráter animal dos produtos comercializados e do processo ao qual essas criaturas são efetivamente submetidas.

Biografía del autor/a

Manoel Sebastião Alves Filho, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no PPGL da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Carlos Piovezani, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Letras e do PPGL da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

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Publicado
2021-01-25