SENTIDOS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: O DISCURSO PUBLICITÁRIO DA SADIA

Abstract

O artigo pretende analisar discursos publicitários de uma das principais empresas de alimentos do Brasil, a Sadia, com o intuito de melhor compreender o sucesso econômico do setor agro em uma sociedade paradoxalmente mais sensível à causa animal. Com base na Análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procura-se identificar o que é dito nos comerciais da marca e o modo como esses enunciados são formulados. Mais precisamente, será analisada a produção de sentidos relacionados ao comércio de produtos alimentícios e o silenciamento de outros considerados disfóricos pelo setor e apagados do seu discurso. O material de análise compreende quatro publicidades da Sadia, contemplando diversos momentos da história quinquagenária dessa indústria. O material será analisado mediante o estabelecimento de relações entre os enunciados de cada comercial, entre os dos quatro comerciais e entre eles e outros já-ditos do interdiscurso, focalizando os recursos linguísticos e imagéticos utilizados na composição dos vídeos. As análises revelam a produção de sentidos culinários e econômicos, além do apagamento do caráter animal dos produtos comercializados e do processo ao qual essas criaturas são efetivamente submetidas.

Author Biographies

Manoel Sebastião Alves Filho, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no PPGL da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Carlos Piovezani, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Letras e do PPGL da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

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Published
2021-01-25