A POLÍTICA DE CONTEÚDO LOCAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A INOVAÇÃO E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Resumen

O presente artigo analisa a evolução da política de Conteúdo Local (CL) como instrumento à inovação tecnológica e ao desenvolvimento nacional. Destaca-se a responsabilidade do Estado brasileiro em promover políticas públicas relacionadas ao aumento de investimentos em educação, bem como de parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor de Petróleo e de Gás natural (P&G). Por meio da discussão aqui apresentada, será possível constatar o prejuízo às atividades nessa área, quando da adoção pelo governo de concepções que redirecionam e invertem a orientação para o CL, não estabelecendo política pautada no segmento nacional produtivo de equipamentos e serviços de P&G internacionalmente competitivos. As dissociações regulatórias serão apontadas, portanto, como fator que, além de não implicar estímulo à qualificação nesse campo, compromete a geração de inovação no Brasil.

Biografía del autor/a

José Augusto Pires de Abreu, Universidade Federal do ABC-UFABC

Mestre em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Especialista em Tecnologias Ambientais pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). 

Igor Fuser, Universidade Federal do ABC - UFABC

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Professor do curso de Relações Internacionais e do curso de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC). 

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Publicado
2021-10-14