ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Resumen
A pandemia causada pelo novo coronavírus tem provocado impactos significativos em todos os segmentos sociais, inclusive para o Ensino de Ciências. Desenvolvemos este artigo de caráter qualitativo, com objetivo de compreender as percepções e implicações de pós-graduandos em Educação para a Ciência e a Matemática acerca dos desdobramentos da pandemia para o Ensino de Ciências e a formação de professores. Para isso, utilizamos como instrumento de coleta um questionário online, com três questões abertas sobre a temática. As respostas obtidas foram categorizadas e analisadas por meio da análise de conteúdo, das quais emergiram duas categorias reflexivas: o ensino de ciências e as inovações tecnológicas e as transformações no processo de formação de professores. Os resultados obtidos neste estudo sinalizaram diversas interpretações dos participantes acerca deste momento histórico, das dificuldades, dos desafios e das possibilidades que podem nortear as discussões e reflexões teóricas, epistemológicas e práticas para o ensino de Ciências.
Citas
ARROIO, Agnaldo. The value of education in the context of COVID-19 Pandemic. 2020. Disponível em: <http://oaji.net/articles/2020/457-1592832299.pdf>. Acesso em 02 ago. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CACHAPUZ, A. et. al. A necessária renovação do ensino de ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Leila Maria Figueiredo et. al. A formação do professor e a alfabetização científica: uma proposta do PIBID para alfabetizar/letrando crianças em uma escola regular na cidade de Parintins. 2016. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/239/239>. Acesso em 10 ago. 2020.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHIZZOTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 7 ed. – São Paulo. Cortez, 2005.
DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990.
DINIZ, Sirley Nogueira de Faria. O uso das novas tecnologias em sala de aula. 2001. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/aulas/aula_ 2/187071.pdf> . Acesso em 05 ago. 2020.
FARIA, Elaine Turk. O Professor e as Novas Tecnologias. In: ENRICONE, Délcia. Ser Professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
GARCIA, Rosangela Silveira. Narrativas digitais em interlocução com as práticas educativa: micro-journaling. 2019. Disponível em. Acesso em 22 jul. 2020.
GASPERETTI, Marco. Computador na educação: guia para o ensino com novas tecnologias. São Paulo: Editora Esfera, 2001.
GUIMARÃES, Camila. Um país de analfabetos científicos. 2014. Disponível em: <https://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/09/um-pais-de-banalfabetos-cientificosb.html>. Acesso em 10 ago. 2020.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf>. Acesso em 20 jun. 2020.
LOPES, A, C. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 1, n. 26, p. 109-118, 2004.
MARINHO, C. O Ensino de História da Química: Construindo para a compreensão. Revista Ciência e Educação, v. 14, p. 67–88, 2008.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 17 ed. Campinas: Papirus, 2010.
NÓVOA, António. Formação continuada territorial a distância. 2020. (1h18m50s). Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo&t=3302s>. Acesso em 10 ago. 2020.
NUNES, Fernanda. Ciência contra a desinformação: pesquisadora da UFF explica a importância do combate à anticiência em tempos de coronavírus. 2020. Disponível em: <http://www.uff.br/?q=noticias/09-04-2020/ciencia-contra-desinformacao-pesquisadora-da-uff-explica-importancia-do-combate>. Acesso em 02 ago. 2020.
OLIVEIRA, André Luis. Um estudo sobre a formação inicial e continuada de professores de Ciências: o ensino por investigação na construção do profissional reflexivo. Tese (doutorado) Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência e Matemática, 2013, Maringá.
SANTANA, Juliana Cristina; MEDEIROS, Quitéria. A utilização do uso de novas tecnologias no ensino de ciências. 2013. Disponível em: < http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_ literatura/artigos/ciencias_matematica/TerxaTema1Artigo14.pdf>. Acesso em 10 ago. 2020.
SANTOS, M.E. A cidadania na “Voz” dos Manuais Escolares. Lisboa: Livros Horizonte, ADÚRIZ-BRAVO, A. ¿Qué naturaleza de la ciência hemos de saber los profesores de
ciencias? Una questión actual de la investigación didáctica. 2006. Disponível em: <http://www.unesco.cl/medios/biblioteca/documentos/>. Acesso em 29 jul. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.
SASSERON, Lucia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172015000400049 &script=sci_ arttext&tlng=pt>. Acesso em 22 jul. 2020.
SCHÖN, D. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.
SILVA; Alexandre Fernando; FERREIRA, José Heleno; VIEIRA, Carlos Alexandre. O ensino de ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. 2017.
SOUZA, V. L. T. Escola e construção de valores: desafios à formação do aluno e do professor. São Paulo: Loyola, 2005.
VIRGINIO, Alexandre Silva. Educação, desigualdade e COVID-19. 2020. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/ifch/index.php/br/educacao-desigualdade-e-covid-19>. Acesso em 28 jul. 2020.
ZEICHNER, Kenneth, M. Uma análise crítica sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. 2008. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf>. Acesso em 03 ago. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).