ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

  • Cleyton Machado de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Pandemia. Ensino de Ciências. Formação de Professores.

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem provocado impactos significativos em todos os segmentos sociais, inclusive para o Ensino de Ciências. Desenvolvemos este artigo de caráter qualitativo, com objetivo de compreender as percepções e implicações de pós-graduandos em Educação para a Ciência e a Matemática acerca dos desdobramentos da pandemia para o Ensino de Ciências e a formação de professores. Para isso, utilizamos como instrumento de coleta um questionário online, com três questões abertas sobre a temática. As respostas obtidas foram categorizadas e analisadas por meio da análise de conteúdo, das quais emergiram duas categorias reflexivas: o ensino de ciências e as inovações tecnológicas e as transformações no processo de formação de professores. Os resultados obtidos neste estudo sinalizaram diversas interpretações dos participantes acerca deste momento histórico, das dificuldades, dos desafios e das possibilidades que podem nortear as discussões e reflexões teóricas, epistemológicas e práticas para o ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Cleyton Machado de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor de Ciências da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná (SEED).  

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutor em Ciência Humanas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).  Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto do Departamento de Biologia e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

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Publicado
2022-03-03