ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Abstract
A pandemia causada pelo novo coronavírus tem provocado impactos significativos em todos os segmentos sociais, inclusive para o Ensino de Ciências. Desenvolvemos este artigo de caráter qualitativo, com objetivo de compreender as percepções e implicações de pós-graduandos em Educação para a Ciência e a Matemática acerca dos desdobramentos da pandemia para o Ensino de Ciências e a formação de professores. Para isso, utilizamos como instrumento de coleta um questionário online, com três questões abertas sobre a temática. As respostas obtidas foram categorizadas e analisadas por meio da análise de conteúdo, das quais emergiram duas categorias reflexivas: o ensino de ciências e as inovações tecnológicas e as transformações no processo de formação de professores. Os resultados obtidos neste estudo sinalizaram diversas interpretações dos participantes acerca deste momento histórico, das dificuldades, dos desafios e das possibilidades que podem nortear as discussões e reflexões teóricas, epistemológicas e práticas para o ensino de Ciências.
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