FAMÍLIA, ESCOLA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIÁLOGOS CRÍTICO-INCLUSIVOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CONTEMPORANEIDADE
Resumen
Neste trabalho apresentamos nossas reflexões sobre questões referentes à relação entre a escola e família em intersecção com os desafios aos processos de ensino-aprendizagem vinculados na área de Educação Especial em uma escola da rede municipal de Mesquita/RJ. Nos desafios inerentes ao processo de interlocução entre família e escola, os autores substanciam suas análises tendo como aporte teórico o pensamento de Theodor Adorno (Teoria Crítica). Dados da pesquisa foram coletados in loco através de questionários semi-estruturados. O estudo analisou as reflexões acerca da família em relação ao papel da escola no desenvolvimento do processo de ensino, além da parceria estabelecida entre escola e família no processo pedagógico. Nas considerações finais, é imperioso ampliar os investimentos em educação na estruturação dos espaços escolares e proporcionar cada vez mais a reflexão crítica aos familiares na valorização dos aspectos positivos de colaboração relacionados ao processo educativo dos estudantes.
Citas
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
_____________. Minima moralia. São Paulo, Ática, 1992.
ALMEIDA, Emanoelle Bonácio de. A relação entre pais e escola: a influência da família no desempenho escolar do aluno. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência para a obtenção da Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2014.
CROCHÍK, José. Leon. Educação para a resistência contra a barbárie. Revista Educação, São Paulo, ano 2, n.10, Pp. 16-25, 2009.
DAMASCENO, Allan. Rocha. Educação Inclusiva e Organização da Escola: Projeto Pedagógico na Perspectiva da Teoria Crítica. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da FE/UFF, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Educação, 2010.
FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor Wiesengrund. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar.1985.
MONTANDON, Cléopâtre. As práticas educativas parentais e a experiência das crianças. Educação Social, Campinas, v.26, n.91, maio/ago.2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 14/01/2020.
NOGUEIRA, Maria Alice. Família e Escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade, p.155-170, jul. 2006. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/rer/v31n02/v31n02a10.pdf>. Acesso em: 15/01/2020.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista. de & MARINHO-ARAÚJO. Claisy Maria A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27(1), p. 99-108, janeiro/ março 2010. Acesso em: 15/02/2020.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar e Qualidade do Ensino: o que os Pais ou Responsáveis têm a ver com isso? Rio de Janeiro, DP & A, 1999.
___________. Qualidade do ensino: A contribuição dos pais. 3. ed. São Paulo: Xamã, 2007.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues & TANCRED, Regina Maria Simões Puccinelli (2005). A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva. Paidéia, 15 (31), p. 239-247.
TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. 1ª edição. São Paulo: Editora Gente, 1996.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).