FAMÍLIA, ESCOLA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIÁLOGOS CRÍTICO-INCLUSIVOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CONTEMPORANEIDADE
Abstract
Neste trabalho apresentamos nossas reflexões sobre questões referentes à relação entre a escola e família em intersecção com os desafios aos processos de ensino-aprendizagem vinculados na área de Educação Especial em uma escola da rede municipal de Mesquita/RJ. Nos desafios inerentes ao processo de interlocução entre família e escola, os autores substanciam suas análises tendo como aporte teórico o pensamento de Theodor Adorno (Teoria Crítica). Dados da pesquisa foram coletados in loco através de questionários semi-estruturados. O estudo analisou as reflexões acerca da família em relação ao papel da escola no desenvolvimento do processo de ensino, além da parceria estabelecida entre escola e família no processo pedagógico. Nas considerações finais, é imperioso ampliar os investimentos em educação na estruturação dos espaços escolares e proporcionar cada vez mais a reflexão crítica aos familiares na valorização dos aspectos positivos de colaboração relacionados ao processo educativo dos estudantes.
References
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
_____________. Minima moralia. São Paulo, Ática, 1992.
ALMEIDA, Emanoelle Bonácio de. A relação entre pais e escola: a influência da família no desempenho escolar do aluno. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência para a obtenção da Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2014.
CROCHÍK, José. Leon. Educação para a resistência contra a barbárie. Revista Educação, São Paulo, ano 2, n.10, Pp. 16-25, 2009.
DAMASCENO, Allan. Rocha. Educação Inclusiva e Organização da Escola: Projeto Pedagógico na Perspectiva da Teoria Crítica. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da FE/UFF, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Educação, 2010.
FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor Wiesengrund. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar.1985.
MONTANDON, Cléopâtre. As práticas educativas parentais e a experiência das crianças. Educação Social, Campinas, v.26, n.91, maio/ago.2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 14/01/2020.
NOGUEIRA, Maria Alice. Família e Escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade, p.155-170, jul. 2006. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/rer/v31n02/v31n02a10.pdf>. Acesso em: 15/01/2020.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista. de & MARINHO-ARAÚJO. Claisy Maria A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27(1), p. 99-108, janeiro/ março 2010. Acesso em: 15/02/2020.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar e Qualidade do Ensino: o que os Pais ou Responsáveis têm a ver com isso? Rio de Janeiro, DP & A, 1999.
___________. Qualidade do ensino: A contribuição dos pais. 3. ed. São Paulo: Xamã, 2007.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues & TANCRED, Regina Maria Simões Puccinelli (2005). A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva. Paidéia, 15 (31), p. 239-247.
TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. 1ª edição. São Paulo: Editora Gente, 1996.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).