ENSINO DE LEITURA: ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS NA COMPREENSÃO DE CHARGES
Resumen
Este trabalho volta seu foco à leitura de charges. Partindo da premissa de que a identificação de estratégias mobilizadas na leitura pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, aperfeiçoando competências leitoras, realizamos a análise de uma charge com vistas a explicitar procedimentos mobilizados para compreensão do texto. Mais especificamente, procuramos compreender e explicar o que olhamos e como olhamos para o texto para (re)construir sentidos. O corpus é constituído de uma charge do cartunista Iotti, veiculada no Jornal Zero Hora, em 2018, e a análise se ampara em estudos sobre estratégias de leitura, em preceitos bakhtinianos e da semiótica discursiva. O estudo aponta que a compreensão das charges requer conhecimentos atinentes à função social do gênero, aos interdiscursos imediatos implicados na leitura e atenção à rede figurativa e temática manifesta no texto, posto que a partir dela se estabelecem as conexões necessárias à compreensão. Também aponta caminhos possíveis para se chegar a níveis mais profundos de leitura, podendo auxiliar professores e alunos nesse processo.
Citas
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Introd. e trad. do russo Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.
______. Algumas reflexões semióticas sobre a enunciação. In: DI FANTI, Maria da Glória; BARBISAN, Leci Borges (Coord.). Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 25-49
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 2000. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 20 fev. 2020.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 6. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
______. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
______. Elementos da análise do discurso. São Paulo: contexto, 2016.
FLÔRES, Onici. A leitura da charge. Canoas: Ed. ULBRA, 2002.
GIROTTO, Cyntia. G. G. S; SOUZA, Renata. J. Estratégia de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 45-114.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2013.
G1. Notas médias do Enem 2019 caem em todas as provas objetivas. Disponível em:
IPM. Instituto Paulo Montenegro. Indicador de Alfabetismo Nacional (Inaf). Disponível em: https://ipm.org.br/inaf. Acesso em: 20 jun. 2020.
IOTTI, Carlos Henrique. Iotti: prioridades do brasileiro. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/iotti/noticia/2018/03/iotti-prioridades-do-brasileiro-cjedztsi0008401p4th9dg23p.html>. Acesso em: 12 abr. 2018.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 1995.
______. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Cefiel - Unicamp; MEC, 2005a. (e-book)
______. Contribuições teóricas para o desenvolvimento do leitor: teorias de leitura e ensino. In: RÖSING, T. M. K.; BECKER, P. R. (Orgs.). Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca. Passo Fundo: UPF, 2005b. p. 21-41.
______. Oficina de leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça. Linguística textual e ensino de português. In: TOLDO, Claudia Stumpf (Org.). Questões de linguística. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2003. p. 41-56.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TEIXEIRA, Lucia; FARIA, Karla; SOUSA, Silvia Maria de. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Desenredo, Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da UPF, Passo Fundo, v. 10, n. 2, p. 313-336, 2014. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/4295 . Acesso em: 12 ago. 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).