ENSINO DE LEITURA: ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS NA COMPREENSÃO DE CHARGES
Abstract
Este trabalho volta seu foco à leitura de charges. Partindo da premissa de que a identificação de estratégias mobilizadas na leitura pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, aperfeiçoando competências leitoras, realizamos a análise de uma charge com vistas a explicitar procedimentos mobilizados para compreensão do texto. Mais especificamente, procuramos compreender e explicar o que olhamos e como olhamos para o texto para (re)construir sentidos. O corpus é constituído de uma charge do cartunista Iotti, veiculada no Jornal Zero Hora, em 2018, e a análise se ampara em estudos sobre estratégias de leitura, em preceitos bakhtinianos e da semiótica discursiva. O estudo aponta que a compreensão das charges requer conhecimentos atinentes à função social do gênero, aos interdiscursos imediatos implicados na leitura e atenção à rede figurativa e temática manifesta no texto, posto que a partir dela se estabelecem as conexões necessárias à compreensão. Também aponta caminhos possíveis para se chegar a níveis mais profundos de leitura, podendo auxiliar professores e alunos nesse processo.
References
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Introd. e trad. do russo Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.
______. Algumas reflexões semióticas sobre a enunciação. In: DI FANTI, Maria da Glória; BARBISAN, Leci Borges (Coord.). Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 25-49
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 2000. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 20 fev. 2020.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 6. Ed. São Paulo: Ática, 1998.
______. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
______. Elementos da análise do discurso. São Paulo: contexto, 2016.
FLÔRES, Onici. A leitura da charge. Canoas: Ed. ULBRA, 2002.
GIROTTO, Cyntia. G. G. S; SOUZA, Renata. J. Estratégia de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 45-114.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2013.
G1. Notas médias do Enem 2019 caem em todas as provas objetivas. Disponível em:
IPM. Instituto Paulo Montenegro. Indicador de Alfabetismo Nacional (Inaf). Disponível em: https://ipm.org.br/inaf. Acesso em: 20 jun. 2020.
IOTTI, Carlos Henrique. Iotti: prioridades do brasileiro. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/iotti/noticia/2018/03/iotti-prioridades-do-brasileiro-cjedztsi0008401p4th9dg23p.html>. Acesso em: 12 abr. 2018.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 1995.
______. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Cefiel - Unicamp; MEC, 2005a. (e-book)
______. Contribuições teóricas para o desenvolvimento do leitor: teorias de leitura e ensino. In: RÖSING, T. M. K.; BECKER, P. R. (Orgs.). Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca. Passo Fundo: UPF, 2005b. p. 21-41.
______. Oficina de leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça. Linguística textual e ensino de português. In: TOLDO, Claudia Stumpf (Org.). Questões de linguística. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2003. p. 41-56.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TEIXEIRA, Lucia; FARIA, Karla; SOUSA, Silvia Maria de. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Desenredo, Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da UPF, Passo Fundo, v. 10, n. 2, p. 313-336, 2014. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/4295 . Acesso em: 12 ago. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).