REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DO REFERENCIAL CURRICULAR LIÇÕES DO RIO GRANDE
Resumen
O desenvolvimento da capacidade intelectual dos educandos, partindo do estudo de diferentes gêneros e produção textuais, assim como ampliar a compreensão e a criticidade a respeito do funcionamento da língua/linguagem em diferentes contextos se constitui na grande proposta das principais diretrizes da educação brasileira. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência das aulas ministradas seguindo proposta de sequência didática do Referencial Curricular Lições do Rio Grande (2009), na disciplina de Língua Portuguesa. A escola escolhida para desenvolvimento da proposta foi o Colégio Estadual Missões, em Santo Ângelo-RS, Brasil, em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental. A metodologia foi baseada no referencial, no eixo ler-escrever-resolver problemas sob perspectiva sociointeracionista. As principais conclusões dizem respeito ao fato de que o conhecimento deva ser construído de maneira contextualizada, partindo das vivências. Nesse sentido, proporcionou universalizar a participação do estudante no contexto escolar, tornando-o protagonista de sua própria aprendizagem.
Citas
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes; BARBIRATO, Rita C. Ambientes Comunicativos para Aprender Língua Estrangeira. In: Trabalhos de Lingüística Aplicada, Campinas: Editora da Unicamp, (vol. 36): 23-42, Jul. /Dez. 2000.
BORGATTO, Anna; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Tudo é linguagem. Língua Portuguesa. 6º ano do Ensino Fundamental, 5ª série. São Paulo: Ática, 2006.
FREIRE, João Batista. O sócio-interacionismo de Vygotsky. Volume 08, Número 01, jan/jun/2005.
ILARI, Rodolfo. Linguística e ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
KANASHIRO, Áurea Regina (orgs.). Araribá: português: ensino fundamental. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. 2 ed. Obra em 4 v. para alunos do 6º ano (5ª s) São Paulo: Moderna, 2007
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: 2002.
REVISTA Ana Maria. Nº 701 – 19 mar 2010. São Paulo: Abril, 2010
REVISTA Viva! Ed. 519 – 11 set 2009. São Paulo: Abril, 2009
REVISTA Viva! Ed. 525 – 23 out 2009. São Paulo: Abril, 2009
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estadual de Educação. Referencial Curricular: Lições do Rio Grande: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna. Volume 1.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).