REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DO REFERENCIAL CURRICULAR LIÇÕES DO RIO GRANDE
Abstract
O desenvolvimento da capacidade intelectual dos educandos, partindo do estudo de diferentes gêneros e produção textuais, assim como ampliar a compreensão e a criticidade a respeito do funcionamento da língua/linguagem em diferentes contextos se constitui na grande proposta das principais diretrizes da educação brasileira. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência das aulas ministradas seguindo proposta de sequência didática do Referencial Curricular Lições do Rio Grande (2009), na disciplina de Língua Portuguesa. A escola escolhida para desenvolvimento da proposta foi o Colégio Estadual Missões, em Santo Ângelo-RS, Brasil, em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental. A metodologia foi baseada no referencial, no eixo ler-escrever-resolver problemas sob perspectiva sociointeracionista. As principais conclusões dizem respeito ao fato de que o conhecimento deva ser construído de maneira contextualizada, partindo das vivências. Nesse sentido, proporcionou universalizar a participação do estudante no contexto escolar, tornando-o protagonista de sua própria aprendizagem.
References
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes; BARBIRATO, Rita C. Ambientes Comunicativos para Aprender Língua Estrangeira. In: Trabalhos de Lingüística Aplicada, Campinas: Editora da Unicamp, (vol. 36): 23-42, Jul. /Dez. 2000.
BORGATTO, Anna; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Tudo é linguagem. Língua Portuguesa. 6º ano do Ensino Fundamental, 5ª série. São Paulo: Ática, 2006.
FREIRE, João Batista. O sócio-interacionismo de Vygotsky. Volume 08, Número 01, jan/jun/2005.
ILARI, Rodolfo. Linguística e ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
KANASHIRO, Áurea Regina (orgs.). Araribá: português: ensino fundamental. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. 2 ed. Obra em 4 v. para alunos do 6º ano (5ª s) São Paulo: Moderna, 2007
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: 2002.
REVISTA Ana Maria. Nº 701 – 19 mar 2010. São Paulo: Abril, 2010
REVISTA Viva! Ed. 519 – 11 set 2009. São Paulo: Abril, 2009
REVISTA Viva! Ed. 525 – 23 out 2009. São Paulo: Abril, 2009
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estadual de Educação. Referencial Curricular: Lições do Rio Grande: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna. Volume 1.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).