GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME “A HISTÓRIA DE LOUIS PASTEUR”
Resumen
O Guia do Educador traz uma abordagem de assuntos explorados em aulas de Biologia, como doenças infecto-contagiosas e a prevenção das mesmas. Essas temáticas costumam ser desenvolvidas em sala, de forma restrita aos livros didáticos, sem atrair a atenção dos alunos. Para diversificar a tradicional metodologia das aulas expositivas, o filme “A história de Louis Pasteur“ pode ser uma opção atrativa tanto para os professores quanto para os alunos. Vencedor de três Oscars, ele traça, de forma resumida, a vida de um dos maiores cientistas do mundo, que viveu no século XIX e dedicou-se exaustivamente à Ciência. Com o objetivo de auxiliar o professor no ensino, este guia sugere propostas didáticas para a abordagem de temas como a raiva, o antraz, técnicas de higienização das mãos, doenças emergentes e reemergentes e, por último, insere um debate sobre a pesquisa científica no Brasil. Contendo atividades contextualizadas, ele dispõe de aulas dinâmicas, com sugestões de perguntas para o professor e, até mesmo, aula prática de uma correta lavagem de mãos.
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Raiva: o que é causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e... Brasília: 2019. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/raiva. Acesso em: 30 jun.2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Lavar as mãos: ato simples previne doenças- blog da saúde. Brasília: 2017. Disponível em:http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52985-lavar-as-maos-ato-simples-previne-doencas/ Acesso em: 29 jun.2020
ESCOBAR, Herton. 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Jornal da USP, São Paulo, 05 set. 2019. Políticas científicas. Disponível em:https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/15-universidades-publicas-produzem-60-da-ciencia-brasileira/Acesso em: 29 jun. 2020.
FILMOW. Ficha técnica completa- A história de Louis Pasteur. [s.l], c.2016. Disponível em:https://filmow.com/a-historia-de-louis-pasteur-t4194/ficha-tecnica/ Acesso em: 29 jun. 2020
FIOCRUZ. Antraz. [s.l], [201-]. Disponível em: http://www.fiocruz.br/bibmang/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=85&sid=106/. Acesso em: 30 jun. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a práticaeducativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado e Saúde. Manual de condutas para enfrentamento do Covid-19: como higienizar e lavar as mãos. Versão 03. Campo Grande, MS, 2020. Disponível em: https://www.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Manual-de-Condutas-vers%C3%A3o-2_-25.03.2020.pdf. Acesso em: 29 jun. 2020.
OLIVEIRA, O. B. de; TRIVELATO, S. L. F. Prática docente: o que pensam os professores de ciências biológicas em formação?. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Rio de Janeiro, RJ, 2006. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24615/17594 .Acesso em: 29 jun. 2020.
TORTORA, G.J; FUNKE, B.R; CASE C.L. Microbiologia. 10ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.967 p. Disponível em: https:https://docero.com.br/doc/nxc1v8//docero.com.br/doc/c1xxv. Acesso em: 29/06/2020.
YOUTUBE. A história de Louis Pasteur. 1935. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Hq1P--o3V0w. Último acesso em: 28 jun. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).