FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO ESCOLAR E DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR INVISÍVEL DENTRO DA ESCOLA

Resumen

Trata-se de reflexão teórica sobre as garantias dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência no âmbito da inclusão escolar, sobretudo da educação básica, atrelada a formação de professores. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura apoiada na observação da prática pedagógica em uma escola de ensino médio na cidade de Palmas/TO entre os anos de 2017 e 2018, tendo por escopo legal o Projeto Político Pedagógico - PPP. As considerações apontam que a falta de formação continuada de professores para ensinar alunos com deficiência não é o único problema aparente da inclusão escolar, a grande parte das escolas brasileiras não possuem sequer banheiros adaptados para receberem pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. Sendo este último, uma afronta diretamente ligada ao “eu” da pessoa, enquanto sujeito de direitos humanos.

Biografía del autor/a

Maria Leda Melo Lustosa Pereira , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Professora Efetiva da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC).

José Wilson Rodrigues de Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutor em Sciences de l'Éducation pela Université de Montréal - UdM, Canadá. Doutorado em Didacta e Organización Escolar pela Universidade de Santiago de Compostela - USC, Espanha. Professor Efetivo da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Patrícia Medina, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação: Cultura e Processos Educacionais pela Universidade Federal do Goiás (UFG). Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFT.

Jadir Alves de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Atua como Coordenador do Núcleo de Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores da Escola Superior da Magistratura Tocantinense - ESMAT.

Citas

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Publicado
2020-12-15