A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS

  • Joyce Duailibe Laignier Barbosa Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Vânia Maria de Araújo Passos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Resumo: Esse artigo propõe refletir a respeito dos desafios e dilemas mais urgentes na formação de professores, além de perpassar questões voltadas também às práticas docentes. Por meio de pesquisa bibliográfica descritiva acerca do tema faz-se uma breve revisão da trajetória histórica da educação no Brasil e dos parâmetros curriculares da formação e prática docente. Por meio do estudo de diversos autores, é possível afirmar que a docência está em processo de transformação, e muitos aspectos interferem na qualidade da formação e prática docente, tais como a qualidade dos cursos de formação, a exigência de estágios práticos, a formação continuada, o processo histórico, cultural, político e tecnológico no qual se está inserido, o aprimoramento das práticas e saberes docentes, a relação entre aluno-professor, a complexidade da diversidade e particularidade dos ambientes educacionais, a capacidade de unir saberes científicos e saberes experienciais, a valorização da profissão, as condições estruturais entre outros fatores.

 Palavras-chave: formação de professores; práticas docentes; profissionais da educação.

Biografia do Autor

Joyce Duailibe Laignier Barbosa Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO Campus Palmas (2012); e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA (2014). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Tocantins - FAPTO/UFT. Especialista em Psicologia Clínica: formação sistêmica no atendimento em casal e família pelo Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. Atualmente trabalha como gestora pública na Universidade Federal do Tocantins (UFT), como Conselheira do CRP-23 e atua como psicóloga clínica em consultório particular.

 

Vânia Maria de Araújo Passos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1995). Especialista em Avaliação Educacional (UnB - 1998). Especialista em Administração Educacional: política, planejamento e gestão (UnB/UNITINS - 1992). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Filosofia e Letras de Araguari, MG (1988). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia, da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Miracema.

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação/UFBA, (2009). Mestre em Educação Brasileira/UFG, (2002). Pedagogo. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação UFT. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped). Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Associado da Rides (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior). 

Publicado
2018-03-22
Seção
Artigos