A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS
Resumo
Resumo: Esse artigo propõe refletir a respeito dos desafios e dilemas mais urgentes na formação de professores, além de perpassar questões voltadas também às práticas docentes. Por meio de pesquisa bibliográfica descritiva acerca do tema faz-se uma breve revisão da trajetória histórica da educação no Brasil e dos parâmetros curriculares da formação e prática docente. Por meio do estudo de diversos autores, é possível afirmar que a docência está em processo de transformação, e muitos aspectos interferem na qualidade da formação e prática docente, tais como a qualidade dos cursos de formação, a exigência de estágios práticos, a formação continuada, o processo histórico, cultural, político e tecnológico no qual se está inserido, o aprimoramento das práticas e saberes docentes, a relação entre aluno-professor, a complexidade da diversidade e particularidade dos ambientes educacionais, a capacidade de unir saberes científicos e saberes experienciais, a valorização da profissão, as condições estruturais entre outros fatores.
Palavras-chave: formação de professores; práticas docentes; profissionais da educação.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).