FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS/UNITINS - CÂMPUS ARAGUATINS
Resumen
Este artigo discute as principais questões que as pesquisas atuais têm levantado sobre a formação de professores e traz reflexões a respeito das demandas da escolarização na contemporaneidade. Aborda a formação de professores no contexto da Unitins Câmpus Araguatins; Tem por objetivo investigar o papel da pedagogia na formação inicial de professores e a percepção dos acadêmicos a despeito de sua formação. Para contextualizar, traz em seu referencial teórico considerações sobre as origens da educação formal em seu contexto histórico; Políticas públicas e formação de professores; Discute o papel do curso de Pedagogia e traz ainda um panorama do curso. Esse último aspecto, foi tratado com base em uma pesquisa realizada no PPC do curso e com a aplicação de questionários com os acadêmicos matriculados no primeiro semestre de 2020. Os resultados da pesquisa indicam que a percepção dos discentes no que tange a sua formação é positiva. E que as disciplinas da ementa estão, em sua grande maioria, voltadas para a construção de conhecimentos relativos à formação profissional especifica, sem deixar de lado os fundamentos teóricos da educação, os sistemas educacionais às modalidades e níveis de ensino.
Citas
Gatti. B. A., DIDATICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Provocações. Fundação Carlos Chagas, 2017 – disponível em http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/4349. Acesso em 10/03/2020.
Gatti. B. A., FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: Características e problemas; Fundação Carlos Chagas, 2010 - disponível em https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em 10/03/2020.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Sao Paulo: Atlas, 2002.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chitoni Ramos. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo - Rs: Feevale, 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).