FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS/UNITINS - CÂMPUS ARAGUATINS
Abstract
Este artigo discute as principais questões que as pesquisas atuais têm levantado sobre a formação de professores e traz reflexões a respeito das demandas da escolarização na contemporaneidade. Aborda a formação de professores no contexto da Unitins Câmpus Araguatins; Tem por objetivo investigar o papel da pedagogia na formação inicial de professores e a percepção dos acadêmicos a despeito de sua formação. Para contextualizar, traz em seu referencial teórico considerações sobre as origens da educação formal em seu contexto histórico; Políticas públicas e formação de professores; Discute o papel do curso de Pedagogia e traz ainda um panorama do curso. Esse último aspecto, foi tratado com base em uma pesquisa realizada no PPC do curso e com a aplicação de questionários com os acadêmicos matriculados no primeiro semestre de 2020. Os resultados da pesquisa indicam que a percepção dos discentes no que tange a sua formação é positiva. E que as disciplinas da ementa estão, em sua grande maioria, voltadas para a construção de conhecimentos relativos à formação profissional especifica, sem deixar de lado os fundamentos teóricos da educação, os sistemas educacionais às modalidades e níveis de ensino.
References
Gatti. B. A., DIDATICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Provocações. Fundação Carlos Chagas, 2017 – disponível em http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/4349. Acesso em 10/03/2020.
Gatti. B. A., FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: Características e problemas; Fundação Carlos Chagas, 2010 - disponível em https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em 10/03/2020.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Sao Paulo: Atlas, 2002.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chitoni Ramos. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo - Rs: Feevale, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).