FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS/UNITINS - CÂMPUS ARAGUATINS

Palavras-chave: Políticas Públicas. Pedagogia. Contemporaneidade.

Resumo

Este artigo discute as principais questões que as pesquisas atuais têm levantado sobre a formação de professores e traz reflexões a respeito das demandas da escolarização na contemporaneidade. Aborda a formação de professores no contexto da Unitins Câmpus Araguatins; Tem por objetivo investigar o papel da pedagogia na formação inicial de professores e a percepção dos acadêmicos a despeito de sua formação. Para contextualizar, traz em seu referencial teórico considerações sobre as origens da educação formal em seu contexto histórico; Políticas públicas e formação de professores; Discute o papel do curso de Pedagogia e traz ainda um panorama do curso. Esse último aspecto, foi tratado com base em uma pesquisa realizada no PPC do curso e com a aplicação de questionários com os acadêmicos matriculados no primeiro semestre de 2020. Os resultados da pesquisa indicam que a percepção dos discentes no que tange a sua formação é positiva. E que as disciplinas da ementa estão, em sua grande maioria, voltadas para a construção de conhecimentos relativos à formação profissional especifica, sem deixar de lado os fundamentos teóricos da educação, os sistemas educacionais às modalidades e níveis de ensino.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Romão Bonfim, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação Profissional – Universidade Federal do Tocantins. Bacharel em Administração de Empresas – Universidade Estácio de Sá-RJ. Pós-graduado lato sensu em Planejamento e Gestão de Recursos Humanos-Faculdade Católica do Tocantins-FACTO. Pós-graduado lato sensu em Comunicação Empresarial e Marketing-Faculdade ITOP.

Sérgio Mendes de Anchieta Marinho, Faculdade ITOP

Bacharel em Administração – Faculdade ITOP/Palmas/TO. Especialista em Gestão Pública IFMA/Imperatriz-MA.

Referências

FELDMANN, Marina Graziela (org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. Sao Paulo: Senac, 2009.

Gatti. B. A., DIDATICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Provocações. Fundação Carlos Chagas, 2017 – disponível em http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/4349. Acesso em 10/03/2020.
Gatti. B. A., FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: Características e problemas; Fundação Carlos Chagas, 2010 - disponível em https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em 10/03/2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Sao Paulo: Atlas, 2002.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chitoni Ramos. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo - Rs: Feevale, 2013.
Publicado
2021-07-22