FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS/UNITINS - CÂMPUS ARAGUATINS

Abstract

Este artigo discute as principais questões que as pesquisas atuais têm levantado sobre a formação de professores e traz reflexões a respeito das demandas da escolarização na contemporaneidade. Aborda a formação de professores no contexto da Unitins Câmpus Araguatins; Tem por objetivo investigar o papel da pedagogia na formação inicial de professores e a percepção dos acadêmicos a despeito de sua formação. Para contextualizar, traz em seu referencial teórico considerações sobre as origens da educação formal em seu contexto histórico; Políticas públicas e formação de professores; Discute o papel do curso de Pedagogia e traz ainda um panorama do curso. Esse último aspecto, foi tratado com base em uma pesquisa realizada no PPC do curso e com a aplicação de questionários com os acadêmicos matriculados no primeiro semestre de 2020. Os resultados da pesquisa indicam que a percepção dos discentes no que tange a sua formação é positiva. E que as disciplinas da ementa estão, em sua grande maioria, voltadas para a construção de conhecimentos relativos à formação profissional especifica, sem deixar de lado os fundamentos teóricos da educação, os sistemas educacionais às modalidades e níveis de ensino.

Author Biographies

Paulo Cesar Romão Bonfim, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação Profissional – Universidade Federal do Tocantins. Bacharel em Administração de Empresas – Universidade Estácio de Sá-RJ. Pós-graduado lato sensu em Planejamento e Gestão de Recursos Humanos-Faculdade Católica do Tocantins-FACTO. Pós-graduado lato sensu em Comunicação Empresarial e Marketing-Faculdade ITOP.

Sérgio Mendes de Anchieta Marinho, Faculdade ITOP

Bacharel em Administração – Faculdade ITOP/Palmas/TO. Especialista em Gestão Pública IFMA/Imperatriz-MA.

References

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Published
2021-07-22