TERRITORIALIDADE E ESCOLA: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Resumen
Este artigo visa fazer uma relação entre territorialidade e educação, explorando os conceitos clássicos e modernos, dada a importância do território enquanto espaço de evolução social. Para esta pesquisa, foi realizada uma análise meticulosa e ampla de pesquisas e autores que versam sobre a territorialidade. Ressaltou-se que a escola é um amplo espaço, mas possui sua territorialidade, através das relações de poder, sendo um local de múltiplas possibilidades, com desafios e contradições. Concluiu-se que que as relações de poder no espaço escolar devem ser compreendidas entre os indivíduos que a compõem, e a escola como território. Este espaço deve estar preparado para a sua multiplicidade, acolhendo e respeitando ideias divergentes, levando a discussões e tomadas de decisão coletivas.
Citas
ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre - Imagens e Auto imagens. Petrópolis: Vozes, 1998.
APPLE, Michael W. Educação e Poder. Trad. Maria Cristina Monteiro. 1ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989
BRASIL. Lei LDB: de diretrizes e bases da educação: lei n. 9.394/96. Apresentação Esther Grossi. 3. ed. Brasília: DP&A, 2000.
CACETE, Núria Hanglei. Reforma educacional em questão: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia e a formação de professores para a escola básica. In:_ ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; (Org). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013
CLAVAL, P. O território na transição da pós-modernidade. In: Revista Geographia. Ano 1 – nº2, 1999.
COSTA, D. A. S. da & COSTA, B. P. da. Geografia das (micro)territorializações culturais nas praças do centro urbano de Manaus. Revista do Núcleo de Estudo em Espaço e Representações. Curitiba, 2008.
CUNHA, Maria Isabel da. Ação supervisora e ação continuada de professores: uma ressignificação necessária. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da Silva (org). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional. Campinas: Papirus, 2002.
HAESBAERT, R. (2004). O Mito da Desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
HAESBAERT, R. (2009). Dilemas de conceitos: espaço-território e contenção territorial. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. Território e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular.
HAESBAERT, R. Da Desterritorialização e Multiterritorialidade. Rio de Janeiro. In: Anais do V Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR, v. 3, 2001.
HAESBAERT, R., O mito da desterritorialização. Dos territórios à Multiterritorialidade., RJ, Bertrand Brasil, 2004.
HARPER, Babette. et. al. Cuidado, Escola! Desigualdade, domesticação e algumas saídas. 29ª ed. Editora Brasilense, 1987.
HOLZER, W. A discussão fenomenológica sobre os conceitos de paisagem e lugar, território e meio ambiente. Território, Rio de Janeiro: LAGET/UERJ, v.3, jul./dez.1997.
LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. In: Didática. Editora Cortez: São Paulo, 1900.
LOPEZ, Márcia do Valle e MERCADANTE, Stella Galli. Escola em diálogo: uma experiência de formação de equipes. São Paulo: Vera Cruz, 2007.
LUCKESI, Cipriano. Prática docente e avaliação. R.J: ABT, 1990 (Série Estudos e Pesquisas, No. 44).
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; TADEU, Tomaz. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In:_ (orgs.) MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; TADEU, Tomaz. Currículo, cultura e sociedade. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2011
NÓVOA, António. História da Educação. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.1994.
PEREIRA, Marcelo Garrido. O imperativo situacional do ensino: em busca do lugar negado e do território perdido. In:_(Orgs.) CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; CAVALCANTI, Lana de Sousa; CALLAI, Helena Copeti. Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PONTUSCHKA, N. Geografia Em Perspectiva. Editora Contexto.São Paulo - SP, 2013
RAFFESTIN, C. Repères pour une théorie de la territorialité humaine. In: DUPUY, G. et al. Réseaux territoriaux. Caen, Paradigma. 1988.
RAFFESTIN, C. (1993 [1980]). Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática.
RATZEL, F. Geografia do homem. In: Ratzel. MORAES, A. C. R. (Org.). São Paulo-SP: Ed. Ática, 1990.
RONCAYOLO, M. Território. In: ENCICLOPEDIA EINAUDI. V. 8. Região. Porto: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1986. p. 262-290.
SACK, R. D. Human territoriality: its theory and history. London: Cambridge University. 1986.
SANTOS, Milton. O Papel Ativo da Geografia: um manifesto. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRÁFOS, 17., 2000, Florianópolis.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Edusp, 2002.
SANTOS, Milton. Por Uma Nova Geografia. São Paulo: Hucitec, 1978.
SILVA, C. H. da. Território: uma combinação de enfoques – material, simbólico e espaço de uma ação social. In: Revista Geografar. Curitiba, v.4, n.1, p.98-115, jan./jun. 2009.
SOUZA, M. J. L. (1995). O Território: sobre espaço de poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO. I. E. de et al. (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
SOUZA, M.L. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I.E.; GOMES, P.C.C.; CORREA, R.L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
SOUZA, Marcelo Lopes de. O Território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In:_CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato; Geografia: conceitos e temas. 10ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2007
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In:_ O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p.209-244, dez. 2000.
VEIGA, I. P. A. (Org). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 29ª ed. Campinas: Papirus, 2011.
ZAMBRANO, C. Territorios plurales, cambio sociopolítico y gobernabilidad cultural. Boletim Goiano de Geografia 21(1): 9-49. jan.-jul, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).