TERRITORIALIDADE E ESCOLA: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Abstract
Este artigo visa fazer uma relação entre territorialidade e educação, explorando os conceitos clássicos e modernos, dada a importância do território enquanto espaço de evolução social. Para esta pesquisa, foi realizada uma análise meticulosa e ampla de pesquisas e autores que versam sobre a territorialidade. Ressaltou-se que a escola é um amplo espaço, mas possui sua territorialidade, através das relações de poder, sendo um local de múltiplas possibilidades, com desafios e contradições. Concluiu-se que que as relações de poder no espaço escolar devem ser compreendidas entre os indivíduos que a compõem, e a escola como território. Este espaço deve estar preparado para a sua multiplicidade, acolhendo e respeitando ideias divergentes, levando a discussões e tomadas de decisão coletivas.
References
ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre - Imagens e Auto imagens. Petrópolis: Vozes, 1998.
APPLE, Michael W. Educação e Poder. Trad. Maria Cristina Monteiro. 1ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989
BRASIL. Lei LDB: de diretrizes e bases da educação: lei n. 9.394/96. Apresentação Esther Grossi. 3. ed. Brasília: DP&A, 2000.
CACETE, Núria Hanglei. Reforma educacional em questão: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia e a formação de professores para a escola básica. In:_ ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; (Org). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013
CLAVAL, P. O território na transição da pós-modernidade. In: Revista Geographia. Ano 1 – nº2, 1999.
COSTA, D. A. S. da & COSTA, B. P. da. Geografia das (micro)territorializações culturais nas praças do centro urbano de Manaus. Revista do Núcleo de Estudo em Espaço e Representações. Curitiba, 2008.
CUNHA, Maria Isabel da. Ação supervisora e ação continuada de professores: uma ressignificação necessária. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da Silva (org). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional. Campinas: Papirus, 2002.
HAESBAERT, R. (2004). O Mito da Desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
HAESBAERT, R. (2009). Dilemas de conceitos: espaço-território e contenção territorial. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. Território e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular.
HAESBAERT, R. Da Desterritorialização e Multiterritorialidade. Rio de Janeiro. In: Anais do V Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR, v. 3, 2001.
HAESBAERT, R., O mito da desterritorialização. Dos territórios à Multiterritorialidade., RJ, Bertrand Brasil, 2004.
HARPER, Babette. et. al. Cuidado, Escola! Desigualdade, domesticação e algumas saídas. 29ª ed. Editora Brasilense, 1987.
HOLZER, W. A discussão fenomenológica sobre os conceitos de paisagem e lugar, território e meio ambiente. Território, Rio de Janeiro: LAGET/UERJ, v.3, jul./dez.1997.
LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. In: Didática. Editora Cortez: São Paulo, 1900.
LOPEZ, Márcia do Valle e MERCADANTE, Stella Galli. Escola em diálogo: uma experiência de formação de equipes. São Paulo: Vera Cruz, 2007.
LUCKESI, Cipriano. Prática docente e avaliação. R.J: ABT, 1990 (Série Estudos e Pesquisas, No. 44).
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; TADEU, Tomaz. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In:_ (orgs.) MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; TADEU, Tomaz. Currículo, cultura e sociedade. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2011
NÓVOA, António. História da Educação. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.1994.
PEREIRA, Marcelo Garrido. O imperativo situacional do ensino: em busca do lugar negado e do território perdido. In:_(Orgs.) CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; CAVALCANTI, Lana de Sousa; CALLAI, Helena Copeti. Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PONTUSCHKA, N. Geografia Em Perspectiva. Editora Contexto.São Paulo - SP, 2013
RAFFESTIN, C. Repères pour une théorie de la territorialité humaine. In: DUPUY, G. et al. Réseaux territoriaux. Caen, Paradigma. 1988.
RAFFESTIN, C. (1993 [1980]). Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática.
RATZEL, F. Geografia do homem. In: Ratzel. MORAES, A. C. R. (Org.). São Paulo-SP: Ed. Ática, 1990.
RONCAYOLO, M. Território. In: ENCICLOPEDIA EINAUDI. V. 8. Região. Porto: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1986. p. 262-290.
SACK, R. D. Human territoriality: its theory and history. London: Cambridge University. 1986.
SANTOS, Milton. O Papel Ativo da Geografia: um manifesto. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRÁFOS, 17., 2000, Florianópolis.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Edusp, 2002.
SANTOS, Milton. Por Uma Nova Geografia. São Paulo: Hucitec, 1978.
SILVA, C. H. da. Território: uma combinação de enfoques – material, simbólico e espaço de uma ação social. In: Revista Geografar. Curitiba, v.4, n.1, p.98-115, jan./jun. 2009.
SOUZA, M. J. L. (1995). O Território: sobre espaço de poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO. I. E. de et al. (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
SOUZA, M.L. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I.E.; GOMES, P.C.C.; CORREA, R.L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
SOUZA, Marcelo Lopes de. O Território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In:_CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato; Geografia: conceitos e temas. 10ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2007
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In:_ O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p.209-244, dez. 2000.
VEIGA, I. P. A. (Org). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 29ª ed. Campinas: Papirus, 2011.
ZAMBRANO, C. Territorios plurales, cambio sociopolítico y gobernabilidad cultural. Boletim Goiano de Geografia 21(1): 9-49. jan.-jul, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).