A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE JOVENS EGRESSOS EM ALTERNÂNCIA NA CASA FAMILIAR RURAL DE CAMETÁ-PA: O APRENDIZADO DE UM PERCURSO

Resumen

Este artigo reflete acerca da experiência de formação com jovens do campo na Casa Familiar Rural de Cametá, a partir do pressuposto da Pedagogia da Alternância, que direciona o percurso formativo, a fim de compreender as relações que se estabelecem entre teoria e prática. A Pedagogia da Alternância tem como eixo norteador possibilitar formação aos sujeitos que fortaleça suas relações sociais e produtivas, a partir do território onde residem. Metodologicamente, adotou-se o estudo de caso, com entrevista semiestruturada a egressos, pais, líderes comunitários e líderes sindicais. Os dados apontam que essa experiência possibilitou aos jovens novas perspectivas de atuação profissional em suas comunidades e territórios, contribuindo para o fortalecimento da organização produtiva de suas propriedades, superando a visão da monocultura, com isso, passaram a diversificar a produção familiar. Portanto, é uma experiência educacional que contribuiu com uma formação articulada dos jovens com suas práticas de trabalho familiar.

Biografía del autor/a

Eraldo Souza do Carmo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA/NAEA). Especialista em Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (UFPA/NAEA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins (CUNTINS), Vinculado a Faculdade de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). 

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Publicado
2023-09-20
Sección
Artigos