A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE JOVENS EGRESSOS EM ALTERNÂNCIA NA CASA FAMILIAR RURAL DE CAMETÁ-PA: O APRENDIZADO DE UM PERCURSO
Abstract
References
ANDRÉ. Marly Eliza D. A. Etnografia da Prática Escolar. Papirus, 1995.
ARROYO, Miguel G. Pedagogia em Movimento: o que temos a aprender dos movimentos sociais? In: SCALABRIN, Rosemeri. COSTA SILVA, Ricardo Gilson, LIMA, Antônio Almerico Biondi.(orgs) Trabalho e Desenvolvimentos na Amazônia: As experiências formativas da CUT. Ed. ABG gráfica e editora. Porto Velho. Maio: 2002.
ARRUDA, Marcos. Redes, educação e Economia Solidária: novas formas de pensar a educação de jovens e adultos. In: KRUPPA, Sonia M. Portella (org.) Economia solidária e educação de jovens e adultos. Brasília: Inep, 2005.
ARCAFAR SUL. Regimento escolar para as casas familiares rurais de Santa Catarina, mimeo, (2002).
ASSOCIAÇÃO REGIONAL DAS CASAS FAMILIARES RURAIS DO NORTE E NORDESTE (ARCAFAR). Programa de Consolidação e Expansão das Casas Familiares Rurais da Transamazônica e Baixo Xingu. Altamira, 2000.
BEGNAMI, João Batista. Experiências das Escolas Famílias Agrícolas EFA’S do Brasil. In: Formação em Alternância e Desenvolvimento Sustentável. II Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. Salvador, 2002.
BRASIL / MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. 1996, Brasília. Disponível:
________/ MEC/ CNE. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Resolução nº 01/2002, 2002, Brasília. Disponível:< http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>
________ / MEC. Dias letivos para a aplicação da Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância. Parecer nº 01/2006, 2006, Brasília. Disponível:
BOF, Alvana Maria (organização); [et al.]. A educação no Brasil rural – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
CASA FAMILIAR RURAL DE CAMETÁ. Estatuto da Associação das Famílias da Casa Familiar Rural do Município de Cametá. Cametá / PA: [S. l.], 2000.
CASA FAMILIAR RURAL DE CAMETÁ. Manual da Casa Familiar Rural de Cametá. Cametá/Pará, 2000.
CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do campo: Traços de uma identidade. In: Kolling, Edgar Jorge et all (org). Por uma Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Coleção por uma educação básica no campo. nº 04, Brasília: DF. Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002.
CALVÓ, Pedro Puig. Centros Familiares de Formação em Alternância. In: Pedagogia da Alternância – Alternância e Desenvolvimento. I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. Salvador: [S. l.], 1999
CESCON, Maria Inêz; PRETTI, Eliene Cássia Santos e MOREIRA, Flavio. TEMA GERADOR E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ABORDAGEM SÓCIOHISTÓRICA. In: III Simpósio Nacional de Geografia Agrária – II Simpósio Internacional de Geografia Agrária. Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Presidente Prudente, 11 a 15 de novembro de 2005.
COLOSSI, Nelson; ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Casas Familiares Rurais: Uma alternativa para a formação de jovens agricultores. Revista de Administração (periódico). Gráfica Editora, 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: Metodologia da Pesquisa Educacional. 2º ed. aumentada – São Paulo: Cortez, 1991
GIMONET, Jean Claude. Adolescência e alternância In: Formação em Alternância e Desenvolvimento Sustentável. II Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. Salvador, 2002.
GIMONET, Jean Claude. Nascimento e Desenvolvimento de um movimento educativo: As Casas Familiares Rurais de Educação e de Reorientação. I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. Salvador, 1999.
IMBERNÓN, Francisco (org). A Educação no século XXI: Os desafios do futuro imediato. Trad. Ernani Rosa. 2 ed. Artes Médicas, Porto Alegre:2000.
LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). DESLANDES, Suely Ferreira. NETO, Otavio Cruz. GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, método e Criatividade. 20ª ed. Petrópolis. Vozes, 2002.
NOSELLA, Paolo. Uma nova educação para o meio rural. 1977, 204 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
PRAZERES, Maria Sueli Corrêa dos. Educação do campo e participação social: reflexões sobre a experiência da Casa Familiar Rural de Cametá/PA. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).