OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DE MATO GROSSO DO SUL: A ORGANIZAÇÃO, O CURRÍCULO E A METODOLOGIA.
Resumen
O presente artigo tem o objetivo apresentar algumas reflexões acerca das políticas públicas desenvolvidas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sobretudo, relacionado à formação de professores Guarani e Kaiowá do Cone sul de Mato Grosso do Sul, Estado marcadopor complexos conflitos fundiários. As afirmações, considerações e inferências dão- se a partir de participação como pesquisadora do Observatório de Educação Escolar Indígena, cujo projeto foi desenvolvido numa parceria interinstitucional entre as universidades (UCDB, UFGD, UFMS e UEMS), como Coordenadora do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – Diversidade (UFGD/CAPES/SECADI) e comoprofessora coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural – TekoArandu (UFGD). Inicialmente será feita considerações a datar da situação histórica brasileira de tentativa de inversão de paradigma político/ideológico com relação à diversidade étnica no Brasil e em seguida será levantados algumas informações destinada à formação de professores Guarani e Kaiowá no MS a partir da UFGD e da Secretaria Estadual de Educação.
Citas
ARAÚJO, Ana Valéria & LEITÃO, Sérgio. Direitos indígenas: avanços e impasses pós-1988. www.moodle.fgv.br Acesso em 05 de novembro de 2010.
BENITES, Eliel (1991). Encontro de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá. APUD. ROSSATO, Veronice (2012). Texto apresentado no Seminário de Reestruturação do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura Intercultural-TekoArandu (não publicado).
BOURDIEU, Pierre (2003) [1998]. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) (1984). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense. Constituição Federal de 1988. Disponível em www.mec.gov.br
FERNANDES, Rosani de Fátima (2007). Ensino Superior para indígenas: desafios e perspectivas. Seminário Formação Jurídica e Povos Indígenas, 2007.
LDB, nº. 9394, de 1996. Disponível em www.mec.gov.br
Plano Nacional de Educação, Lei 10.172 de 2001. Disponível em www.mec.gov.br
PEREIRA, Deborah D. de B. (2010) O Estado pluriétnico. www.moodle.fgv.br
SOUZA, Teodora (2010). Educação escolar indígena. Disponível em www.fgv.br (não publicado).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).