OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DE MATO GROSSO DO SUL: A ORGANIZAÇÃO, O CURRÍCULO E A METODOLOGIA.
Abstract
O presente artigo tem o objetivo apresentar algumas reflexões acerca das políticas públicas desenvolvidas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sobretudo, relacionado à formação de professores Guarani e Kaiowá do Cone sul de Mato Grosso do Sul, Estado marcadopor complexos conflitos fundiários. As afirmações, considerações e inferências dão- se a partir de participação como pesquisadora do Observatório de Educação Escolar Indígena, cujo projeto foi desenvolvido numa parceria interinstitucional entre as universidades (UCDB, UFGD, UFMS e UEMS), como Coordenadora do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – Diversidade (UFGD/CAPES/SECADI) e comoprofessora coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural – TekoArandu (UFGD). Inicialmente será feita considerações a datar da situação histórica brasileira de tentativa de inversão de paradigma político/ideológico com relação à diversidade étnica no Brasil e em seguida será levantados algumas informações destinada à formação de professores Guarani e Kaiowá no MS a partir da UFGD e da Secretaria Estadual de Educação.
References
ARAÚJO, Ana Valéria & LEITÃO, Sérgio. Direitos indígenas: avanços e impasses pós-1988. www.moodle.fgv.br Acesso em 05 de novembro de 2010.
BENITES, Eliel (1991). Encontro de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá. APUD. ROSSATO, Veronice (2012). Texto apresentado no Seminário de Reestruturação do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura Intercultural-TekoArandu (não publicado).
BOURDIEU, Pierre (2003) [1998]. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) (1984). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense. Constituição Federal de 1988. Disponível em www.mec.gov.br
FERNANDES, Rosani de Fátima (2007). Ensino Superior para indígenas: desafios e perspectivas. Seminário Formação Jurídica e Povos Indígenas, 2007.
LDB, nº. 9394, de 1996. Disponível em www.mec.gov.br
Plano Nacional de Educação, Lei 10.172 de 2001. Disponível em www.mec.gov.br
PEREIRA, Deborah D. de B. (2010) O Estado pluriétnico. www.moodle.fgv.br
SOUZA, Teodora (2010). Educação escolar indígena. Disponível em www.fgv.br (não publicado).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).