AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL
Resumen
O texto analisa as inovações pedagógicas mobilizadas pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Brasil. O método de investigação, de cunho, fenomenológico, constitui-se em três momentos. No primeiro identificou-se, entre todos os IFs do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. No segundo, foram analisados os ordenamentos institucionais. O terceiro analisou e refletiu, por meio da análise ideográfica e nomotética, o fenômeno das inovações pedagógicas. Observou-se que as inovações pedagógicas estão relacionadas ao rompimento da forma tradicional de ensinar e aprender e buscam práticas de protagonismo por parte dos estudantes. Ressignificar, protagonizar, reconfigurar, participar, mediar, romper, gestar são algumas formas de inovar pedagogicamente.
Citas
BRAGNATO, Maria Helena Salgado, et al. Inovações Pedagógicas na educação superior em saúde: algumas reflexões (2007). Disponível em: http://eprints.upc.es/cidui_2006/pujades/comunicaciones_completas/doc241.doc. Acesso em: 16 out. 2019.
CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.5, nº 9, 2001.
CUNHA, Maria Isabel da. Reconfiguração de Saberes no Ensinar e no Aprender na Universidade (2004). Disponível em: www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/MAriaIsabelCunha.pdf. Acesso em: 12 mai. 2019.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. São Paulo: JM Editora, 2005.
CUNHA, Maria Isabel da. O Bom Professor e sua Prática. 18 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educ. Soc., Campinas , v. 24, n. 85, p. 1095-1124, Dec. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 abr. 2020.
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. 19ª reimpr. da 1ª ed. de 1988. São Paulo: Brasiliense, 2006.
LEITE, Denise; et al. Universidade Futurante: inovações entre as certezas do passado e as incertezas do futuro. In: LEITE, Denise; MOROSINI, Marilia. (Orgs.) Universidade Futurante. Produção do Ensino e Inovação. São Paulo: Papirus, 1997.
LEITE, Denise. Inovação/tensão entre poderes e saberes (2003). Disponível em: www.interface.org.br/revista13/debates1.pdf. Acesso em: 14 mar, 2020.
LEITE, Leite, et al. Inovação na Universidade: a Pesquisa em Parceria. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. v.3, nº 4, 1999.
LUCARELLI, Elisa. Desarrollos en Pedagogia Universitária: práctica y teoria en la búsqueda de caminos alternativos en la enseñanza universitária. XXIII International Congress of the Latin American Studies Association. Washington, setembro, 2001.
LUCARELLI, Elisa. El eje teoria-práctica en cátedras universitarias innovadoras, su incidencia dinamizadora en la estructura didáctico curricular. Tesis de doctorado. Universidad de Buenos Aires – UBA, 2003.
LUCARELLI, Elisa. Prácticas profesionales emergentes: un caso de innovación en la enseñanza universitaria. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28, 2005, Caxambu. Anais.Caxambu, 2005.
MOCROSKY, Luciane Ferreira. A Presença da Ciência, da Técnica, da Tecnologia e da Produção no Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. Tese (Doutorado em Educação Matemática (Rio Claro)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2010.
MOROSINI, Marilia Costa, et al. Professor do Ensino Superior: Identidade, Docência e Formação (2000). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/485922. Acesso em: 02 abr. 2020.
MOROSINI, Marilia Costa; MOROSINI, Lucio. Pedagogia Universitária: entre a convergência e a divergência na busca do alomorfismo (2006). Disponível em: http://flacso.org.br/?publication=pedagogia-universitaria-entre-a-convergencia-e-a-divergencia-na-busca-do-alomorfismo . Acesso em: 02 abr. 2020.
SOUZA SANTOS, Boaventura de; FILHO, Naomar de Almeirda. A. A Universidade no Século XXI: para uma Universidade Nova (2008). Disponível em: www.boaventuradesousasantos.pt. Acesso em: 23 mar. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).