AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL

Abstract

O texto analisa as inovações pedagógicas mobilizadas pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Brasil. O método de investigação, de cunho, fenomenológico, constitui-se em três momentos. No primeiro identificou-se, entre todos os IFs do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. No segundo, foram analisados os ordenamentos institucionais. O terceiro analisou e refletiu, por meio da análise ideográfica e nomotética, o fenômeno das inovações pedagógicas. Observou-se que as inovações pedagógicas estão relacionadas ao rompimento da forma tradicional de ensinar e aprender e buscam práticas de protagonismo por parte dos estudantes. Ressignificar, protagonizar, reconfigurar, participar, mediar, romper, gestar são algumas formas de inovar pedagogicamente.

Author Biographies

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSC

Doutora em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). 

Marie Jane Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-doutorado-UNED/Madrid. (2012).Doutora em Educação/UFRGS (1999). Estágio de Doutorado na University of Toronto (1997). Mestre em Educação (1990). Graduação em Pedagogia (1982). Professora Titular do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação/UFRGS. Docente no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PPGIE).Trabalha com a linha de pesquisa em: Ambientes Informatizados e Currículo a Distância, Arquiteturas Pedagógicas, Análise de Redes Sociais, Formação de Professores. É consultora na área de tecnologias digitais e formação de professores.

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Published
2021-10-18