PRESENÇA SOCIAL NA PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Resumen
Este trabalho objetiva analisar a presença social dos discentes de um curso de pós-graduação a distância no âmbito da Força Aérea Brasileira. O estudo se justifica pela importância da qualidade dos cursos oferecidos na modalidade a distância, mais particularmente pelo tratamento adequado dos estilos de aprendizagem, pela priorização de desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais úteis ao público-alvo e pelo estabelecimento de vínculo comunicacional efetivo com os discentes. Deste modo, a presença social, ou seja, a maneira como o discente se concebe pertencente ao grupo, consiste em um conceito essencial para a qualidade do aprendizado e dos cursos a distância oferecidos. Este propósito foi alcançado mediante a realização de um estudo de caso no qual se empreendeu investigações na situação estudada com análises e triangulações de múltiplas fontes de informação oriundas de documentos e questionários aplicados aos participantes. Os resultados evidenciam alto grau de presença social dos discentes no curso analisado, corroborando para atingir as finalidades estabelecidas.
Citas
ALMEIDA, M. E. B. D. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
BIOCCA, F.; HARMS, C. Defining and measuring social presence: contribution to the networked minds theory and measure. A paper submitted in Proceedings of Presence, 2002.
BIZARRIA, F. P. A.; CARNEIRO, T. C. J.; SILVA, M. A.; TASSIGNY, M. M. Escala de motivação acadêmica: validade no contexto da educação a distância em curso de administração pública. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 14, n. 4, p. 75-91, 2016.
BRANDÃO, J. M. F.; SILVA, A. B. Fatores Mediadores da Aprendizagem na Educação a Distância em Administração Pública. Administração Pública e Gestão Social, v. 9, n. 4, p. 265-275, 2017.
BRANT, R. S.; LUZ, T. R. Competências docentes em educação à distância no curso de graduação em Administração Pública: um estudo no Centro de Educação à Distância – Unimontes. Revista Gestão & Planejamento, v. 13, n. 3, p. 631-647, 2012.
COELHO, W. G.; TEDESCO, P. C. A. R.. A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem: presença social e suas implicações para Educação a Distância. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 70, p. 609-624, Jul. 2017.
DAMASCENO, M. P.; MELO, M. C. O. L.; MUYLDER, C. F. Educação à Distância em Foco: Um Estudo sobre a Produção Científica Brasileira. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 4, p. 202-230, 2015.
GARRISON, D. R., ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, v. 2, n. 2-3, p. 87-105, 2000.
GHEDINE, T.; TESTA, M. G.; FREITAS, H. M. R. Educação a distância via Internet em grandes empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, v. 48, n. 4, art. 4, p. 49-63, 2008.
GIOLO, J. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 34, n. 1, p. 73 - 97, abr. 2018.
GUMPERZ, J. J. Convenções de contextualização. In: Ribeiro, B. T.; Garcez, P. M. Sociolinguística Interacional. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
GUNAWARDENA, C. N. Social presence theory and implication for interaction and collaborative learning in computer conferences. International Journal of Educational Telecommunication, v. 1, n. 2/3, p. 147 166, 1995.
HWANG, H. Development of social presence measurement of mediated social interaction: a case study of instant messaging. Communication Science Study, 7, 2, 529–561, 2007.
KIM, J. J. Developing an instrument to measure social presence in distance higher education. British Journal of Educational Technology, v. 42, n. 5, p. 763-777, 2011.
LIN, G. Y. Social presence questionnaire of online collaborative learning: development and validity. A paper presented at the Annual Meeting of the Association for Educational Communications and Technology, Chicago, IL, 2004.
PEREZ, A. F. Instrumento para mensurar presença social em curso de graduação ofertado na modalidade a distância. Dissertação de Mestrado. Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo. 2014.
SANTOS, M. F. S.; OLIVEIRA, M. S. Interação e comunicação em educação a distância. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 17., Mossoró, 2011.
SHORT, J.; WILLIAMS, E.; CHRISTIE, B. The social psychology of telecommunication. New York: John Wiley, 1976.
SOUZA, P. C. Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem. In: MACIEL, C. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: EdUFMT, 2012.
STREINER, D. L. Being inconsistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn ́t matter. Journal of Personality Assessment. v. 80, p. 217-222, 2003.
TU, C. The measurement of social presence in an online learning environment. International Journal on E-Learning, v. 1, n. 2, 34–45, 2002.
VEIGA, R. T.; MOURA, A. I.; GONÇALVES, C. A.; BARBOSA, F. V. O ensino a distância pela internet: conceito e proposta de avaliação. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Foz do Iguaçu, 1998.
VERGARA, S. C. Estreitando relacionamentos na educação a distância. Cadernos EBAPE.BR, v. 5, n. Ed. Especial, p. 1-8, 2007.
VIEIRA, E. M. F.; SCHUELTER, G.; KERN, V. M.; ALVES, J. B. M. A Teoria Geral de Sistemas, Gestão do Conhecimento e Educação a Distância: revisão e integração dos temas dentro das organizações. Revista de Ciências da Administração, v. 7, n. 14, p. 215-226, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).