PRESENÇA SOCIAL NA PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Palavras-chave: Educação a distância. Estilos de aprendizagem. Desenvolvimento de competências.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a presença social dos discentes de um curso de pós-graduação a distância no âmbito da Força Aérea Brasileira. O estudo se justifica pela importância da qualidade dos cursos oferecidos na modalidade a distância, mais particularmente pelo tratamento adequado dos estilos de aprendizagem, pela priorização de desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais úteis ao público-alvo e pelo estabelecimento de vínculo comunicacional efetivo com os discentes. Deste modo, a presença social, ou seja, a maneira como o discente se concebe pertencente ao grupo, consiste em um conceito essencial para a qualidade do aprendizado e dos cursos a distância oferecidos. Este propósito foi alcançado mediante a realização de um estudo de caso no qual se empreendeu investigações na situação estudada com análises e triangulações de múltiplas fontes de informação oriundas de documentos e questionários aplicados aos participantes. Os resultados evidenciam alto grau de presença social dos discentes no curso analisado, corroborando para atingir as finalidades estabelecidas.

Biografia do Autor

Felipe Mee Campos, Universitário do Sul de Minas

Especialista em Planejamento e Gestão Estratégicos pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Oficial da Força Aérea Brasileira.

Guaracy Silva, Unicesumar

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor da Unicesumar.

Pedro dos Santos Portugal Júnior, UNIS-MG

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS-MG.

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Publicado
2020-03-31