ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENTRE O FORMAL E NÃO FORMAL: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA DE GOVERNANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ

Resumen

O estudo objetiva verificar a dinâmica de atuação das Escolas de Governo (EG) na formação/qualificação dos servidores públicos, com intuito de analisar o modelo de educação implementado nos últimos 20 anos – educação formal ou/e educação não formal de uma Escola de Governança Pública situada no Norte do Brasil. A construção desse processo incluiu pesquisa bibliográfica e documental e mapeamento dos sítios (portais oficiais) de EG estaduais de todo o Brasil e análise documental da Escola de Governo do Pará. Os resultados da etapa de levantamento dos dados observaram que EGP orientaram-se para educação não formal e que ao longo de 20 anos dinamizaram suas atividades, seja em parcerias de diferentes ordens com instituições formais. A EG do Pará consta como a única Escola do Brasil que transitou para a educação formal, com graduação, cursos técnicos e pós-graduação lato sensu, como forma de ampliar a formação continuada de longo prazo, como Instituição de Ensino Superior.

Biografía del autor/a

Luciana Rodrigues Ferreira, Universidade da Amazonia (UNAMA)

Doutora em Educação, linha de Estado, Política e Formação Humana, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento socioambiental (PPGC).

Laurimar de Matos Farias, Escola de Governança Publica do Estado do Pará

Doutor em Educação, Linha de Políticas Públicas Educacionais, pela Universidade Federal do Pará. Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (CEPPE/EGPA). Professor Classe IV da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC).

Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa; Mestre em Economia pela Universidade da Amazônia; Graduação em Licenciado Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA). Pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (CEPPE/EGPA).

Citas

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Publicado
2020-04-24