TERRITÓRIO VIVO, SABERES LOCAIS E CURRÍCULO ESCOLAR: PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Comunidade. Vida cotidiana. Professores. Práticas sociais.

Resumo

Este trabalho objetiva identificar como os professores e a comunidade do território percebem os saberes e práticas locais e sua relevância, ou não, para a escola. A ideia de território congrega cosmovisões, relações de poder, forma de resiliência, saberes e práticas sociais, sentido de participação e identidade. De caráter qualitativo, tomou-se como objeto de estudo uma escola pública inserida em território popular. Metodologicamente valeu-se de observações, entrevistas individuais e de entrevistas em grupo. Os resultados indicam percepções e lógicas de ação complexas, mas que expressam um diálogo de saberes assimétrico envolvendo escola e população do território. Quando a questão é que conjunto de saberes deve permear a dinâmica curricular, a escola apresenta muita dificuldade para valorizar e incorporar as formas culturais cotidianas da população do território, marcadas por predicados singulares que, uma vez dissociados do saber científico ou hegemônico, não são percebidos no que poderiam aportar ao desenvolvimento desta última.

 

Biografia do Autor

Alexandre Silva Virginio, UFRGS

Doutor em Sociologia/UFRGS e Professor do Departamento de Sociologia/UFRGS.

Ammanda Braga Guimarães, UFRGS

Graduanda de Políticas Públicas e Graduanda de Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Débora Silva Olivo , UFRGS

Mestra em Letras - PUCRS. Especialista em Educação de Jovens e Adultos – UFRGS. Professora da rede pública de ensino.

Jenifer Dias Ramos, PUCRS

Mestra em Zoologia/PUCRS. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade/PUCRS.

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Publicado
2020-05-07