AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM MIRACEMA DO TOCANTINS

  • João Paulo Carneiro dos reis Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumen

Esse artigo discutir sobre o resultado das experiências relacionadas ao estágio supervisionado em Pedagogia no EMEC. Santa Marina, havia outra escola próximo a Rio Tocantins, região da Ilha da Ema. Mediante, ao perfil da escola, buscamos contextualizar as teorias da educação que discuti essa realidade construída, recorremos as principais abordagens teóricas. Trataremos aqui de aspectos relevantes da pedagogia dos movimentos MST, MMC e MAB. A pesquisa de natureza de campo e bibliográfica, foi pensada em momentos diferentes, sendo o primeiro, a observação, regência e depois a elaboração de relatório, fundamentado em algumas referências bibliográficas pesquisadas em artigos acadêmicos, monografias e dissertações. Foi destacado também sobre a realização de um projeto na escola de mostrar aos alunos a importância de preservar e conservar os recursos naturais da região. Foi nessa direção que elaboramos o Projeto "Preservando a fauna e a flora do cerrado". Portanto, em um âmbito geral, essa pesquisa relata as experiências vivenciadas nessa escola durante o estágio supervisionado, o qual constatou-se que é de fundamental importância para a formação docente.

Biografía del autor/a

João Paulo Carneiro dos reis, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Formado em Geografia Pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado em Pedagogia pela FAEL. 

Citas

ALMEIDA Luiz Paulo de, PINGAS, Maria Rosenilda, PINTO, Paula Elizabete, Gelsa KNIJNIK, Discutindo a cultura camponesa no processo ensino aprendizagem em três escola do sul do Brasil, in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo - Brasília, 2008.

BARRETO, Eldo Moreira, ALMEIDA, Antônio Escobar de, BRAGA, Izabela Christiana, XAVIER, ALVES, Luiz Adílio, PAZET, Marcionei, Educação, escola, movimento sociais e comunidade, in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo - Brasília, 2008.

FERNANDES, Ailton Gonçalves, SOUZA, Edilson Alves de, CONTE, Isaura Isabel, MAGGIONI, Leonildo, ABREU, Mara Vanusa de , RIBEIRO, Marlene, A Pedagogia e as prática educativas na educação do campo in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo - Brasília, 2008.

FONSECA, Clair da, SOUZA, Elodir Lourenço de, SANTIN, Lurdes Marta, RODRIGUES, Teresa Madalena, MAZZIN, Vera Lúcia, A organização processo educativo, in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo - Brasília, 2008.

SALLES, Carolina, Meio Ambiente e a educação Ambiental nas Escolas Publicas, 2017, Disponível em https://carollinasalle.jusbrasil.com.br/artigos/112172268/meio-ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas Acesso em 16/06/19.

SOUZA, Eloir José de. Limites e possibilidades para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola de Educação infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida in; in; Teoria e prática da educação do campo: análises de experiências/ Org, Carme Lúcia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos: Conceição Paulo – Brasília, 2008.

Publicado
2022-06-06