INTERAÇÕES DIALÓGICAS NUM CLUBE DE CIÊNCIAS: DAS PERGUNTAS DOS PROFESSORES ÀS MANIFESTAÇÕES DE INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS

Palavras-chave: Pergunta. Alfabetização Científica. Clube de Ciências.

Resumo

Neste artigo propomos analisar de que maneira as Perguntas do Professor Monitor (PPM) permitem interações dialógicas para manifestações de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) de alunos, em atividades experimentais investigativas. Assim, foi feito um levantamento das ocorrências das PPMs e suas classificações; e dos IACs nas respostas dos alunos, tendo em vista a atividade força invisível trabalhada numa Sequência de Ensino Investigativa, num Clube de Ciências. Concluímos com este estudo que as perguntas dos Professores Monitores podem trazer contribuições para o processo de Alfabetização Cinetífica à medida que forem formuladas com o propósito de desenvolver níveis de investigação com capacidade de raciocinar, expor e defender opiniões, expressar suas dúvidas, num contexto de problematização e sistematização.

Biografia do Autor

Daisy Flávia Souza Barbosa, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará.

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Pós-doutor em Educação para a Ciência. Universidade Federal do Pará.

Referências

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: contraponto, 1996.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRANDÃO, C. R. A Pesquisa Participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In Brandão, C.R.; Streck, D.R. (Eds), Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias e Letras. 2006.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.)– São Paulo: Cengage Learning, 2013.

__________; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R, REY, R. C. Ciências no ensino fundamental: O conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2009.

CHASSOT. Alfabetização Científica: Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Editora da Unijuí, 2000.

CORTELLA, M. S.; CASADEI, S. R.. O que é pergunta? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FLICK, W. Introdução a Pesquisa Qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. Terceira Edição. Porto Alegre: Artmed. 2016.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

______; GUIMARÃES S. Sobre Educação (Diálogos), vol. 2. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

______. Pedagogia do oprimido. 58 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

MACHADO, V.F; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de Ciências: a construção teórica de categorias . Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, 2012.

LOIZOS, P. “Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa”. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 137-155.

PENICK, J. E.; CROW, L. W.; BNNSTETTER, R. J. Questions are the answer: A logical questioning strategy for any topic. The Science Teacher, v. 63, p. 27-29, 1996.

SANTOS, W. L. P. Educação Científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 32, p. 474-492, set./dez. 2007.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. In: Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.17 nº especial, p. 49-67. Novembro, 2015.

______.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. In: Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), pp. 59-77, 2011.

______.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v.13, n. 3, 333-352, 2008.

SOARES. M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. In: Revista Brasileira de Educação. n. 25, 2004.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research. Thousand Lage Daks: Lage Publications, 1990. 267 p.

TEIXEIRA, M. M. "O que é carga elétrica?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-carga-eletrica.htm>. Acesso em 01 de dezembro de 2018.

VITOR, F. C.; SILVA, A. P. B. Alfabetização e Educação Científica: Consensos e controversas. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, nº 249, p 410-427, 2017.

Publicado
2020-05-22