AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O DIREITO DE APRENDER NAS ESCOLAS DE ALAGOAS – COMO SE SENTEM OS ESTUDANTES?

Resumen

Este artigo traz como objetivo investigar de que maneira duas escolas públicas alagoanas estão implementando o processo avaliativo no Ensino Médio. Nosso foco são as narrativas dos estudantes que estavam à época da investigação cursando o referido nível de Ensino. Como metodologia utilizaremos o excerto de um corpus coletado numa pesquisa de estudo de caso. Diante das narrativas coletadas pode-se constatar que seja por imposição do sistema educativo do Estado de Alagoas, ou por desconhecimento dos professores em relação as possibilidades de avaliação emancipatória, formativa, observa-se que nos currículos das escolas investigadas o processo avaliativo está centralizado nos erros e acertos. Sendo assim, a preocupação ainda está voltada para a classificação e as notas dos estudantes. As consequências desse processo de avaliação, que silencia e oprime os estudantes, são as marcas deixadas de forma negativa, podendo citar a expulsão e exclusão de vários sujeitos das escolas.

Biografía del autor/a

Valéria Campos Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é professora Efetiva da Universidade
Federal de Alagoas, Unidade Penedo. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Formação de Professores.  Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação CEDUUFAL,Possui Mestrado em Educação CEDUUFAL(2009), graduação em Pedagogia e Letras. Especialização em Formação de Professores da EJA CEDUUFAL (2006). Está Vinculada aos grupos de pesquisas Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos.Atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, Gestão Escolar, Currículo, sujeitos EJA, formação de professores, Pesquisa Educacional e Diversidades.

Claudia Campos Cavalcante Gomes, SEDUC/AL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2005), Especialização em Educação, Trabalho e Desenvolvimento Agrário pela Universidade Estadual de Alagoas UNEAL (2014), e Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas UFAL (2013). Atualmente está atuando como docente dos Anos iniciais do Ensino Fundamental das redes de ensino estadual e municipal. (Texto informado pelo autor

Janyna Souza, UFAL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Educacional Penedo. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Currículos e Diversidades e Membro do Grupo de Pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C) e do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME). Atua nas áreas "Desenvolvimento e Aprendizagem", "Ensino e Aprendizagem", "Educação Especial", "Dificuldades de Aprendizagem" e "Práticas e metodologias de ensino e aprendizagem de língua materna". Estuda nas seguintes linhas de pesquisa: "Educação Inclusiva, Formação de Professores e Adaptação Curricular" e "Educação e Linguagem".

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Publicado
2020-05-22