AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O DIREITO DE APRENDER NAS ESCOLAS DE ALAGOAS – COMO SE SENTEM OS ESTUDANTES?
Abstract
Este artigo traz como objetivo investigar de que maneira duas escolas públicas alagoanas estão implementando o processo avaliativo no Ensino Médio. Nosso foco são as narrativas dos estudantes que estavam à época da investigação cursando o referido nível de Ensino. Como metodologia utilizaremos o excerto de um corpus coletado numa pesquisa de estudo de caso. Diante das narrativas coletadas pode-se constatar que seja por imposição do sistema educativo do Estado de Alagoas, ou por desconhecimento dos professores em relação as possibilidades de avaliação emancipatória, formativa, observa-se que nos currículos das escolas investigadas o processo avaliativo está centralizado nos erros e acertos. Sendo assim, a preocupação ainda está voltada para a classificação e as notas dos estudantes. As consequências desse processo de avaliação, que silencia e oprime os estudantes, são as marcas deixadas de forma negativa, podendo citar a expulsão e exclusão de vários sujeitos das escolas.
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